Materia__alunos

Ensino remoto contempla alunos com deficiência da rede municipal de ensino de Bento Gonçalves

Desde segunda-feira (18), a Rede Municipal de Ensino de Bento Gonçalves através da Secretaria de Educação iniciou o Ensino Remoto por meio da plataforma virtual Educar Web. Da mesma forma, os alunos de inclusão, assim como nas aulas presenciais, estão recebendo um planejamento diferenciado de acordo com seu Plano Pedagógico Individualizado construído pelo professor no início do ano letivo.

 

A equipe diretiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial Caminhos do Aprender, que atende alunos autistas e surdos do município, adotou uma estratégia diferenciada. Ela entrou em contato com os alunos autistas, por meio de vídeo chamada individual com as famílias. A partir dessa conversa, são analisadas as necessidades e organiza-se o planejamento para cada aluno.

 

Já com os alunos surdos, foi feita um vídeo chamada, juntamente com a professora intérprete de Libras, dando as boas vindas aos alunos e familiares, e explicando como funciona o sistema e as atividades a serem desenvolvidas. Ainda, as famílias foram recebidas no educandário com a finalidade de conversar individualmente sobre as atividades remotas.

 

De acordo com a diretora da EMEFE Caminhos do Aprender, Isabel Terezinha Cristófoli Caon “para os alunos com transtorno de espectro autista, é importante que eles tenham uma rotina. E foi orientado aos pais que continuem em casa mantendo essa rotina, principalmente com as AVDs (atividades da vida diária). Ainda, estamos mantendo contato com as famílias dos alunos autistas e surdos para melhor atendê-los neste período de pandemia causado pelo Coronavírus”.

 

Dependendo da demanda do aluno, o professor propõe jogos ou atividades manuais que são entregues na escola, com agendamento prévio, para a família. Se a atividade for pelo sistema, o mesmo tem a opção de selecionar somente um aluno e encaminhar atividades exclusivas. Deste modo, muitos professores têm a possibilidade de colocar atividades de acordo com a demanda do aluno e exclusivamente para ele.

 

A mãe do aluno Rafael, Patrícia Lando Correa em vídeo enviado ao educandário relata que a família está muito contente com o reinício, mesmo que seja de forma remota, das aulas “gostei muito desta atitude de continuar com os planos de aula. Estamos realizando juntos as tarefas e depois temos o retorno das professoras. E essa atenção e cuidado por parte da EMEFE Caminhos do Aprender traz um alento para dar continuidade ao desenvolvimento do meu filho”.

 

A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques ressalta que “num universo de 11 mil alunos, cada um deles têm suas particularidades, todos merecem uma atenção especial, principalmente neste momento. Para isso contamos, além dos professores e equipes pedagógicas, também temos o apoio das famílias, estas atividades de ensino remoto, servem para que cada aluno se sinta próximo da sua escola.

Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves 

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *