faa_bonito_3

Maio é marcado pelo combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Alusivo ao dia 18 de maio, Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o mês de maio é marcado por ações de combate e conscientização acerca do tema.

Todos os anos, durante o mês, uma programação repleta de mobilizações, caminhadas e capacitações dá visibilidade a importância da discussão e reflexão sobre a causa, da geração de identificação na sociedade, da criação de políticas públicas, da denúncia, entre outros pontos.

Dentro da programação, a Campanha Faça Bonito busca mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A iniciativa tem como símbolo uma flor, lembrança dos desenhos da primeira infância, também associada à fragilidade de uma criança.

Em Bento Gonçalves, a Campanha é coordenada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes, composto pelas secretarias de Esportes e Desenvolvimento Social, de Educação e de Saúde, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA) e rede de proteção à criança e ao adolescente.

No município, a Lei 6414/2018 obriga os estabelecimentos públicos a divulgarem o Disque 100 (Dique Direitos Humanos) – serviço que recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos – através do adesivo da campanha.

Segundo o levantamento do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, dos 159 mil registros feitos ao longo de 2019 pelo Disque 100, 86,8 mil são de violações de direitos de crianças ou adolescentes, um aumento de quase 14% em relação a 2018.

Em virtude do contexto de pandemia em face do Coronavírus (COVID-19) neste ano as ações foram reformuladas, de forma a não incentivar a abordagem direta da população, eventos de conscientização, palestras, seminários presenciais, entre outras atividades que resultem em aglomeração de pessoas.

O Comitê Municipal de Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes trabalha no envio de materiais informativos aos serviços de assistência social para que as equipes falem sobre o assunto nos atendimentos. Outras atividades de forma online também estão sendo estudadas.

Na tarde desta segunda-feira, 18, marcando o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, durante a sessão da Câmara de Vereadores, o Conselho Tutelar, por meio dos seus cinco representantes, esteve divulgando a campanha. O Conselho Tutelar junto à Brigada Militar também realizou uma sensibilização em frente à Prefeitura, na Praça Via Del Vino.

Foto: Divulgação 

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *