foto isolamento 2

Estudantes da UCS criam projeto para retratar cotidiano em isolamento social

Fotografias são publicadas na rede social Instagram

Estudantes de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS) criam projeto fotográfico para retratar o dia a dia no isolamento social, que ocorre devido à pandemia do coronavírus. O projeto consiste em um trabalho de produção, curadoria e edição de fotografias que são publicadas em uma conta na rede social Instagram, com usuário que leva o nome do projeto: @imagenscolaterais. Ao final do semestre letivo, os estudantes farão uma exposição das fotografias no Bloco M da Universidade.

As fotos estão sendo produzidas não somente pelos próprios estudantes, mas também por amigos, familiares ou outras pessoas que desejam contribuir com o projeto registrando seu dia a dia de forma voluntária. As imagens podem ser captadas por smartphone ou câmera profissional, conforme o que cada participante tiver ao seu alcance. O projeto não terá como foco a técnica de cada fotografia, mas sim a essência do momento registrado.

O projeto tem como base o respeito às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de isolamento social, por isso, as imagens serão registradas pelos próprios indivíduos em suas casas, evitando visitas, rompimento da quarentena ou aglomerações. Depois disso, serão analisadas e selecionadas para que se enquadrem ao propósito do projeto, bem como às cinco editorias definidas:

  1. Conversas e carências: fotografias sobre as relações interpessoais no período de quarentena.
  2. Como enfrento: fotografias que mostrem as alternativas adotadas por cada pessoa para suportar as restrições impostas pela pandemia.
  3. Cômodos: imagens que mostram como as habitações durante o isolamento social, compondo a rotina das pessoas dentro de suas casas.
  4. Instagram: seleção de fotografias publicadas por internautas nos perfis individuais do Instagram, a partir do ícone Home/Em casa.
  5. Janelas: fotografias que retratem o que as pessoas veem a partir das janelas de suas casas. As fotografias podem ser enviadas para o e-mail afmbenej@ucs.br ou por mensagem direta para o Instagram @imagenscolaterais, com nome do autor e cidade, até 30 de maio de 2020

foto isolamento

isolamento 3

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *