Costuma nevar em Gramado?

Gramado é uma das cidades mais procuradas durante o inverno no Rio Grande do Sul. A procura por quartos em hotéis e pousadas cresce bastante e fica complicado encontrar uma vaga. Todos vão até lá sonhando em verem a neve, que encanta os visitantes durante a época mais fria do ano.

Mas, é comum nevar em Gramado todos os anos? Qual é o período mais propício para conferir esse fenômeno climático? É disso que falaremos por aqui, destacando todos os fatores que fazem com que Gramado seja destaque na serra gaúcha.

Onde fica Gramado?

Gramado é uma cidade que fica na serra gaúcha, com altitude de 830 metros, localizada a 120 quilômetros de Porto Alegre, a capital do estado. O município tem 237 quilômetros quadrados, sendo que o seu principal acesso é feito pela RS-115, embora existam outras rodovias que levem até lá.

Gramado é município desde 1954, quando foi emancipado de Taquara. O forte da cidade é o turismo, com suas diversas atrações que atraem pessoas durante o ano inteiro, seja no inverno devido aos encantos do frio ou mesmo no verão, quando o Natal é o carro-chefe.

Quando tem mais chance de nevar em Gramado?

Gramado é uma cidade serrana e como não poderia deixar de ser, conta com vários pinheiros, desta forma, quando neva na cidade o clima é de uma cidade do exterior. Quem visita a Aldeia do Papai Noel durante esta época do ano se sente realmente no habitat natural do Bom Velhinho e das renas.

De modo geral, não é raro nevar em Gramado e em cidades próximas, como Canela, ainda assim, é pouco comum. O fenômeno acontece normalmente duas vezes por ano, com níveis variados. Se pegarmos os últimos 15 anos para fazermos uma análise, é possível identificar que julho é o mês mais propício, em seis anos nevou nesse período, cinco vezes em agosto, uma em junho e outra em setembro.

Entre 2006 e 2008 não nevou nenhuma vez na cidade serrana. Em 2014 e 2015 também houve uma pausa e desde 2016, até 2019, em todos os anos teve neve na cidade gaúcha. Vale destacar que os únicos anos em que nevou mais de uma vez foram em 2011, com os dias 26 e 27 de junho, 23 de julho e 26 de agosto de 2013, e 17 de julho e 21 de agosto de 2016.

Se você quer mesmo pegar neve, o histórico pode te ajudar. Nos últimos 15 anos, três datas se repetiram: 6 e 17 de julho e 4 de agosto, além disso, já nevou no dia 23 de julho, então podemos dizer que o período mais comum vai de 17 de julho até 10 de agosto, dia que nevou em 2018.

Tem neve o ano inteiro em Gramado

Se você não se importa que a neve seja de mentira, então pode visitar o parque temático Snowland, onde existem diversas pistas e um cenário deslumbrante, não esqueça de reforçar bem nos agasalhos para não passar frio. E tem ainda a Aldeia do Papai Noel, com bonecos de neve grandões, e todo um clima natalino.

Tome cuidado com notícias falsas

Gramado é uma cidade onde neve quase todo inverno, pelo menos durante uma noite. Se aproveitando disso, vez ou outra surgem fake news chamando atenção de turistas para irem até lá. Se você ler algo sobre a “maior frente fria de todos os tempos”, de uma pesquisada mais profunda e não caia em um golpe.

O que fazer em Gramado durante o inverno?

Se você for até Gramado durante o inverno, não se esqueça de dar uma lida no site Mala Pronta Gramado, eles tem diversas dicas sobre o que fazer no inverno. Dá para provar um delicioso fondue de chocolate ou então visitar as vinícolas que existem pela região.

Não esqueça de dar uma passada no Lago Negro e no Palácio dos Festivais, onde acontece todos os anos o Festival Internacional de Cinema. Também dá para dar uma passadinha em Canela, por lá também existem algumas atrações bem bacanas.

Agora que você já sabe tudo sobre o clima de Gramado, basta agendar a sua próxima visita para esta que é uma das mais belas cidades gaúchas e que ganha ainda mais destaque durantes os meses frios. Aproveite para passear e conhecer todos os pontos turísticos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *