Coronavírus: prefeitura irá construir 40 leitos de isolamento

Desde de janeiro, a Administração Municipal monitora a situação do novo Coronavírus na cidade. Foi criado o Comitê Municipal de Atenção à doença, que reúne Secretarias de Saúde, Educação, Vigilância Epidemiológica, Hospital Tacchini, Associação Médica de Bento Gonçalves e Unimed, que diariamente encaminham informações, com transparência, para população. Agora com o objetivo de ampliar as medidas de enfrentamento à doença, será realizada a mudança no fluxo de atendimento na UPA e utilização de areas diversas para ampliação da capacidade de leitos, com apoio da sociedade civil para construção de uma ala de isolamento.

Para isso, será utilizada a estrutura do Complexo Hospitalar de Saúde para realocar a ala psiquiátrica e criar uma nova ala para pacientes que necessitam isolamento. “Estaremos reorganizando o fluxo de pacientes da ala psiquiátrica para onde, hoje, estamos construindo o Bloco Cirúrgico. E o primeiro andar do prédio de leitos será transformado em uma ala avançada de isolamento para cerca de 40 pacientes”, explica o Secretário de Saúde, Diogo Siqueira.

E para que a obra seja realizada na agilidade com que avança o vírus, a Prefeitura contará com o apoio do setor empresarial do Município, e do 6º Batalhão de Comunicações do Exército brasileiro para conclusão do espaço. “Não ficaremos esperando que a doença chegue na nossa cidade para começar a agir, vamos aumentar os esforços através da parceria do público com privado. Criando estrutura para dar retaguarda para desafogar o hospital referência e ampliar o número de leitos hospitalares” ressalta o Prefeito Guilherme Pasin.

O objetivo é estar com a ala de isolamento pronta em até 40 dias. No domingo, 15, o Prefeito Guilherme Pasin, Secretário de Saúde, conselheiros do Hospital Tacchini e superintendência executiva, presidente do CIC, Rogerio Capoani, e presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini estiveram visitando o local e tratando sobre ações.

 

O superintendente executivo do Hospital Tacchini, Hilton Mancio destacou que “estamos alinhados neste trabalho contra o Coronavírus, trabalhando unidos pela nossa população. Esperamos que a estrutura não precise ser utilizada, mas se precisar, nossa cidade estará preparada”.

 

No sábado, 14, as equipes da Secretarias de Viação e Obras Públicas e Meio Ambiente com apoio do efetivo do 6º Batalhão Presidente Geisel atuou na realização da limpeza do local, e preparação do entorno.

 

Entre as ações já realizadas pelo Comitê de Atenção ao Coronavírus estão: treinamento das equipes de saúde; publicação de dois Decretos contendo orientações aos servidores Municipais e recomendações para realização de feiras e eventos.

Foto: Emanuele Nicola 

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *