Movelsul Brasil 2020: grandes negócios esperam o setor moveleiro

Indústria apresenta seus lançamentos ao varejo nacional e importadores de 16 a 19 de março, em Bento Gonçalves

 

Entre vinhos e vinhedos, a cidade de Bento Gonçalves é um convite aos apreciadores da farta gastronomia e grandes negócios. Nesse cenário, a indústria moveleira nacional estará reunida na Serra gaúcha para a Movelsul Brasil 2020, maior feira de móveis da América Latina para o lojista e importador, que será de 16 a 19 de março de 2020. São esperados 251 expositores de alta escala, decoração, planejados e mobiliário corporativo, além de tecnologias e serviços ao visitante.

Grandes empresas já confirmaram presença no evento promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) desde 1977, e uma agenda intensa de projetos especiais amplia os atrativos para o público nacional e estrangeiro. Serão cinco pavilhões para a exposição de móveis e complementos, tendo marcas como Bertolini, Carraro, Castor Colchões, Caemmun, Henn, Herval, Kappesberg, Moval, Santos Andirá e Tramontina.

Essa será a 22ª edição da feira, que reúne lançamentos para ambientes como escritório, cozinha, dormitórios, área de serviço, banho, móveis para jardim, eletros, copas, salas, tapetes e estofados. São esperados cerca de 30 mil visitantes profissionais – entre eles, um grupo de 300 lojistas nacionais e 100 internacionais que virão com despesas pagas pelo evento e selecionados em mercados de maior interesse para as indústrias expositoras.

O presidente do Sindmóveis Bento Gonçalves e da Movelsul Brasil, Vinicius Benini, pontua que o foco da feira nesse momento de retomada para o setor é a atração de visitantes qualificados e a promoção de ações especiais para potencializar a geração de negócios – a exemplo da atração de lojistas do segmento de e-commerce e mobiliário corporativo; a diversificação no mix de expositores e a criação de espaços de inspiração dentro da feira. “Será, sem dúvida, o grande evento da temporada, representando os investimentos da indústria em inovação e a abertura pra novos mercados”, pontua.

Com patrocínio de Banrisul e Sayerlack, a Movelsul Brasil é uma feira profissional, aberta a lojistas, representantes, arquitetos, designers, decoradores, importadores, profissionais da construção civil e imprensa.

 

Terroir moveleiro

Os atributos turísticos locais tornam a Movelsul Brasil uma feira única em seu segmento e a organização do evento aposta nessas qualidades aliadas ao potencial de negócios da região. Bento Gonçalves é o principal polo moveleiro do país em número de peças produzidas (IEMI, 2018) e concentra importantes empresas do setor, sendo 300 localizadas no município e adjacências. É um destino com excelente conexão entre negócios e viagem: um dos 65 lugares indutores de turismo do Brasil e o terceiro mais procurado no Rio Grande do Sul.  Além disso, a cidade é pioneira como destino enoturístico do país.

Sendo assim, a comunicação da Movelsul Brasil 2020 valoriza o potencial turístico local. O “terroir moveleiro” exaltado pela campanha é traduzido pelo mote “Design é da Nossa Natureza”, que permeia a identidade visual da feira e peças publicitárias. O conceito defende que o design está no DNA do polo moveleiro de Bento Gonçalves, sendo um ambiente colaborativo, inovador e onde a necessidade de fazer mais com menos estruturou a economia de colonização italiana. Tudo isso é design: beleza, colaboração, inovação e economia.

 

Pavilhão C: empresas inovadoras

Empresas estreantes e aquelas que retornam ao time de expositores vão apresentar todo o seu potencial de inovação no pavilhão C, que reúne indústrias com design agregado, produtos de linha média alta e outras empresas de pequeno porte. Algumas marcas já confirmadas nesse pavilhão são Hara, Selff Design, Estofados Ilha Bela, Essere e Bell Design. Neste espaço, também estará presente a Versado, nova marca da SCA para marcenaria, móveis soltos, Corian e Slimstone.

 

Pavilhão F totalmente reformulado

A grande novidade dessa edição é um pavilhão inteiro reconfigurado para ótimos negócios: é o Espaço Corporativo, Tecnovarejo, Design e Decoração, localizado no Pavilhão F. Ele vai reunir expositores do segmento corporativo, de planejados, decoração e tecnologias, oferecendo soluções de vários níveis para o público visitante.

Com a iniciativa, o pavilhão F passa a abrigar especificamente três segmentos: móveis planejados, decoração e soluções para o varejo. O espaço de soluções para o varejo, por sua vez, incluirá empresas que desenvolvem produtos e serviços nas áreas de tecnologia, logística, gestão e crédito, entre outros.

Além da exposição, a feira vai articular reuniões entre os expositores e compradores de mobiliário corporativo, investidores e especificadores desse segmento. O Meeting Corporativo Movelsul vai colocar frente a frente especificadores de cinco segmentos do mobiliário corporativo com expositores da feira. Essas oportunidades de reunião serão direcionadas aos fabricantes de móveis para escritório, hospitais, PDVs, hotéis e lojas/franquias. Serão convidados de 10 a 20 compradores com alto potencial de negócios para esses segmentos.

 

Um pouco da Fenavinho na Movelsul Brasil

Para celebrar a conexão entre os setores de móveis e vinhos, a Fenavinho é convidada da Movelsul Brasil 2020, oferecendo aos visitantes a típica experiência do vinho encanado. Uma estação temática será montada no hall da feira, servindo os visitantes e expositores no fim da tarde.

Está garantida a presença da Imperatriz do Vinho e sua corte, além de um ponto de informações das secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bento Gonçalves, no pavilhão F. Já no pavilhão B, haverá uma loja da Vinheria 5 Cepas com a comercialização de vinhos locais. No Lounge Internacional, haverá pequenos cursos de degustação das 17h30min às 18h, seguidos de happy hour com drinks à base de espumante.

 

Projetos especiais da Movelsul Brasil 2020

 

TecnoEspaço Movelsul + Labex + Herval

Uma grande atração da Movelsul Brasil 2020 será o Tecnoespaço, no pavilhão F, onde os visitantes poderão conhecer, de modo interativo, inovações tecnológicas que incrementam a jornada do consumidor. Será um exercício para o entendimento de tecnologias, comportamento humano e soluções sustentáveis, numa parceria da Movelsul com a Herval, empresa do ramo moveleiro e de colchões que atua no mercado desde os anos 70, e o Laboratório de Experiências do Consumidor (Labex) da Escola de Negócios da PUCRS e Paim Comunicação. O apoio é do iPlace.

Com o advento da compra online, o papel da loja física foi questionado, fazendo com que especialistas cogitassem o fim desse formato de venda. Esse projeto vai mostrar que, em vez de terminar, a loja física se reinventou, tendo o valor diferenciador da experiência presencial, que está se tornando cada vez mais importante na jornada do consumidor.

Será um estande de inspiração e possibilidade de implementação dessas tecnologias para lojistas e demais visitantes, propondo “como ser relevante para o consumidor durante toda a jornada?” e apresentando inovações que podem ser incorporadas nos seus pontos de venda.

 

Fomento às exportações

A presença de visitantes estrangeiros é um fator importante para o sucesso dos negócios na feira. Com grande potencial de exportações, os expositores atraem lojistas e distribuidores dos cinco continentes. Na última edição, a feira recebeu visitantes de 33 países e, em 2020, virão 100 compradores internacionais com alto potencial de negócios.

Um novo formato para as rodadas de negócios internacionais será implementado nesta edição. O comprador convidado terá agenda livre dentro da feira, negociando com as empresas que melhor lhes interessar. Esse modelo se baseia em outros grandes eventos mundiais de móveis, com resultados eficazes no que tange à geração de negócios.

 

Prêmio Salão Design

O Prêmio Salão Design apresenta na Movelsul Brasil 2020 sua mostra de vencedores. Além da exposição de produtos, no dia 18 de março ocorre a cerimônia de premiação. Com patrocínio de Berneck, Interprint e Brasmacol, o Prêmio Salão Design é a principal premiação brasileira de design de mobiliário, sendo realizado desde 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves. Em sua história, já teve 15.040 projetos avaliados.

Nesta 23ª edição, são cinco categorias que passaram a ser chamadas de desafios: Desafio dos Espaços em Transformação; Desafio da Identidade Brasileira 2020; Desafio do Uso do Painel; Desafio da Tecnologia Embutida e Desafio das Experiências Positivistas. Já tradicionais na premiação, permanecem sendo concedidos o troféu Professor Orientador para os melhores produtos de estudantes e também o Prêmio Madeiras Alternativas, esse último em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro e que reconhece o uso de madeiras consideradas não muito utilizadas.

Os jurados foram divididos em dois grupos. O primeiro, que conduziu a análise técnico-funcional dos projetos inscritos, foi formado pela diretora técnica no Centro Brasil Design, Ana Brum; a professora Maria Cecilia Loschiavo dos Santos; o Head Designer do Grupo K1 Mateus Conceição; o analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Instituto SENAI de Tecnologia de Madeira e Mobiliário Ricardo Dal Piva e a presidente da Associação Brasileira de Designers de Interiores Silvana Carminati Heckman.

O segundo grupo, responsável pela avaliação estético-criativa dos finalistas, foi formado pela crítica, historiadora de design e autora Adélia Borges; o arquiteto, designer e marceneiro Fernando Mendes; o superpremiado designer com mais de 50 anos de carreira Freddy Van Camp; a artista plástica e designer Heloísa Crocco; e a diretora de Conteúdo da Casa Vogue Taissa Buescu.

 

Movelsul instagramável

A feira vai contar com dois ambientes cenográficos mobiliados com uma seleção de produtos dos expositores e assinados por dois importantes curadores do segmento de arquitetura e design: Mila Rodrigues e Paulo Biacchi.

A ideia desse projeto com curadoria dos designers é apresentar uma nova abordagem aos lançamentos dos expositores, considerando as características de uso híbrido do mobiliário e a demanda por espaços visualmente publicáveis. Serão dois espaços de 20 metros quadrados dispostos nos pavilhões B e F da feira – este último com patrocínio de Soprano.

Mila Rodrigues é designer de produtos e de interiores. Em mais de 20 anos dedicados ao setor moveleiro, integrou equipes de grandes empresas nacionais como Arredamento, Brentwood, Dpot e Quartos & etc. Durante esses anos, participou das transformações de um mercado que viu o design ampliar o seu conceito, deixando de ser apenas ferramenta para mostrar força estratégica nos negócios.

Como consultora de design, volta seu trabalho à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções estratégicas para a criação de linhas de produtos que formem a identidade de uma marca. Atualmente, é responsável pela direção criativa das marcas Donaflor Mobília e Schuster Móveis & Design, empresas referências no desenvolvimento do design nacional.

Paulo Biacchi é designer de produtos e criador da marca Fetiche. Assina coleções para grandes marcas, como TokStok, Loccitane, Oppa, Artefacto e Braskem. Em seu canal do Youtube, convida o público a fazer em casa objetos que poderiam estar em qualquer loja de decoração, ressignificando objetos comuns do dia a dia, além de dar dicas fáceis e baratas de decoração.

Também é apresentador e gerador de conteúdo do canal da Leroy Merlin no Youtube. Comandou por 3 temporadas o “Estúdio de Design” do Decora, no canal GNT. Ao longo de 2019, participou das manhãs de sábado, como especialista, no programa É de Casa, na Rede Globo.

 

Serviço | Movelsul Brasil 2020

Feira de móveis e complementos para o lojista e importador

 

Quando: 16 a 19 de março de 2020, das 12 às 19h

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481)

Entrada gratuita mediante credenciamento. Aberta apenas ao público profissional.

Mais informações:

Movelsul:

www.movelsul.com.br | facebook.com/movelsul.brasil | Instagram @movelsulbrasil

 

Prêmio Salão Design:

www.salaodesign.com.br | facebook.com/premiosalaodesign | Instagram @premiosalaodesign

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *