Campanha de vacinação contra o sarampo segue até 13 de março

Mesmo com o coronavírus (Covid-19) em evidência no Brasil e no mundo, a Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves também alerta a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo. A primeira fase da Campanha de imunização, nas unidades de saúde, segue até o dia 13 de março. O público-alvo são crianças e adolescentes de 05 a 19 anos. Bento Gonçalves tem três casos suspeitos da doença em análise. Como prevenção já foram tomadas as medidas de bloqueio, com a vacinação de contatos próximos. O Município não tem registros da doença há mais de 30 anos.

 
A doença é grave e de alta transmissibilidade. Conforme dados do Ministério da Saúde, uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas que não estejam imunes. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus.

 
De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado na quarta-feira, 4, neste ano foram confirmados 338 casos de sarampo em oito estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará e Alagoas. Atualmente, 10 estados (incluindo Minas Gerais e Bahia com casos confirmados de 2019) estão com circulação ativa do vírus do sarampo. No momento, o país registra três óbitos por sarampo no Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Os dados correspondem à Semana Epidemiológica (SE) de 1 a 6 de 2020 (até 8 de fevereiro).

 

 

A mais efetiva forma de prevenção é a vacinação. Para ser considerada imunizada, a pessoa precisa ter o registro em caderneta  conforme esquema vacinal. A rede pública de saúde disponibiliza gratuitamente vacinas com componente sarampo (Dupla Viral/Tríplice Viral/ Tetra Viral) à população de 6 meses a 49 anos de idade e para todos profissionais de saúde e demais pessoas envolvidas na assistência à saúde hospitalar, independente da idade.

 

Serviço:

O que: 1ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo – 2020

Quando: até 13/03/2020

Horários de Vacinação Das 07:30 às 11:00 e das 13:30 às 17:00 nos dia úteis 

OndeDurante os dias úteis (no horário comercial): nas Unidades de Saúde dos bairros (exceto as Unidades São Valentim, XV da Graciema, Maria Goretti, Tuiuty, Faria Lemos, São João e Cohab II).- No sábado – dia “D” da 1ª etapa (15 de Fevereiro): nas Unidades de Saúde dos bairros (exceto as Unidades São Valentim, XV da Graciema, Maria Goretti, Tuiuty, Faria Lemos, São João e Cohab II).

Quem: – 1ª Etapa: crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos de idade. Os pais devem levar obrigatoriamente a Carteira de Vacinação das crianças. As Unidades de Saúde farão a avaliação das carteiras de vacina.

Observação A UPA 24 Horas não irá aplicar vacinas durante a Campanha de Vacinação contra o Sarampo.

-A vacina é contraindicada para gestantes e crianças abaixo dos 6 meses de idade.

-Pessoas com imunodepressão deverão ser avaliadas e vacinadas segundo orientações do manual do CRIE.

-Mulheres em idade fértil devem evitar a gravidez até um mês após a vacinação.

-Em caso de esquema vacinal incompleto completar o esquema de acordo com a faixa etária.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *