Agroindústrias familiares de Bento marcam presença na ExpoDireto

As agroindústrias familiares de Bento Gonçalves marcam presença na 21ª Expodireto levando os sabores produzidos na Capital do Vinho para a feira, que ocorre em Não-Me-Toque até esta sexta-feira, 6. Nesta edição, expõem seus produtos no evento três agroindústrias: Casa Bucco, Gallon Sucos e Casa da Serra.

Propriedade de Márcia e Edvaldo Gallon, a agroindústria Gallon Sucos, localizada na Linha Alcântara, distrito de Faria Lemos, elabora cerca de 30 mil litros de suco de uva tinto integral 100% natural por ano. O estabelecimento é certificado com o Selo Sabor de Bento.

“Este é o quarto ano que a gente participa. Podemos destacar dois pontos importantes: o primeiro é a divulgação da marca e a comercialização dos produtos para pessoas de todo o Estado, país e do exterior. A feira nos dá uma visibilidade muito grande. Outra questão é a questão de trocas de experiências com produtores de todo o Estado e de outros segmentos, que sempre vem a agregar”, relata Edvaldo Gallon.

O empreendimento comercializa sua produção na cidade, para a merenda escolar do município e do Estado e para clientes do Rio Grande do Sul e de fora do Estado, além de participar de diversas feiras da agricultura familiar e de feiras específicas de vinho.

Também certificada com o Selo Sabor, a agroindústria Casa da Serra, localizada nos Caminhos de Pedra, propriedade de Marejane De Toni, produz doces, conservas, compotas e geleias. “Participo da Expodireto desde 2015, é sempre muito bom, devido aos contatos, a divulgação, a venda e o contato direto com as pessoas. Depois, as pessoas acabam procurando a gente em outras feiras ou até mesmo na nossa casa. O segredo é sempre ter um atrativo diferente”, conta a proprietária.

Já a cachaçaria Casa Bucco é uma empresa familiar produtora de destilados finos, como cachaças, licores, grappas e vinhos, e está na fase final de adesão ao programa Selo Sabor de Bento. “Para a gente que é pequeno produtor as feiras são importantíssimas. Um canal de venda, mas também a oportunidade de mostrar os nossos produtos. A Expodireto tem um grande fluxo de pessoas. Para nós está sendo bom, estamos com um volume de vendas melhor do que nas outras edições”, comenta o proprietário Moacir Alberto Menegotto.

“Nosso orgulho, como município que detém o título de maior número de agroindústrias formalizadas no Estado, reflete na participação destas empresas em eventos tão importantes, como a Expodireto. Produtores capacitados, produtos de qualidade e certificados pelas instituições municipais e estaduais, somadas aos incentivos e ao empreendedorismo de nossa gente, tem nos elevado a esse lugar. Transformar matéria-prima em produtos acabados, agregando valor e aumentando a receita da propriedade é, sem dúvida, o caminho para a manutenção da família na propriedade, contribuindo para a sucessão familiar e a continuidade das atrações no meio rural. Parabéns e sucesso às agroindústrias em destaque nessa edição”, ressalta o secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli.

A articulação para a participação na feira é feita pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves (STRBG) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG).

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *