2020 sinaliza intensidade econômica e política no cenário, tanto local como nacional

Nos municípios mais desenvolvidos do Brasil, entre eles Bento Gonçalves, o ano de 2020 tende a ser intenso nos aspectos econômico, social e político? Sim, segundo o questionado pelo Jornal Integração da Serra a lideranças do município. Opinaram sobre o tema os presidentes do Sindmóveis, Vinicius Benini, do SIMMME, Juarez Piva, da Fundação Consepro, José Carlos Zortea, e a presidente do Sindiserp, Neilene Lunelli.

Vinicius Benini 2 crédito- Augusto Tomasi

Presidente do Sindmóveis Bento Gonçalves, Vinicius Benini

“O crescimento econômico do Brasil deverá encerrar o ano em patamar positivo. Os agentes do mercado já esperam um número entre 1,1% e 1,3%. No entanto, esse crescimento é modesto frente à crise brutal sofrida nos últimos anos, com fechamento de empresas, subutilização da capacidade industrial, baixo investimento e alto desemprego. No setor moveleiro de Bento Gonçalves, as exportações foram o destaque de 2019, com crescimento acima de 10%, em dólares, em relação ao ano anterior. Os principais destinos das exportações de Bento Gonçalves são Uruguai, EUA, Chile, Colômbia, Arábia Saudita.

A expectativa é que 2020 seja o melhor ano para a indústria moveleira, desde 2013. Há previsão de das exportações em 2020.Além disso, importantes eventos do setor devem aquecer o mercado, como a Movelsul Brasil, que ocorre de 16 a 19 de março, em Bento Gonçalves, na Fundaparque. A feira terá um acréscimo de 33% em novos expositores, além dos expositores que estão retornando, o que demonstra a inclinação do setor a investimentos para a retomada”.

Zortea

Presidente da Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública de Bento Gonçalves, José Zortéa

“A celebração das três décadas de existência de uma das mais atuantes entidades de Bento Gonçalves – e que transformou o panorama da segurança pública bento- gonçalvense neste período – coroou um ano repleto de avanços. 2019 foi simbólico para o Consepro por sua consolidação enquanto entidade longeva e relevante na construção do futuro do município. A soma de esforços entre instituições parceiras, poderes públicos, iniciativa privada e comunidade foi, sem dúvidas, o principal agente fomentador para que concretizássemos os excelentes resultados. Certamente, este ano solidificou a atuação do Consepro para adentrar 2020 ainda mais assertivo em prol da nossa cidade. Assim como foi ao longo dos últimos 30 anos, 2020 também será de muito esforço conjunto e ações planejadas estrategicamente para bem atender às demandas sociais por mais segurança.

A aposta do Consepro para o início de 2020 é a campanha de arrecadação espontânea junto ao carnê de IPTU – que costuma angariar importantes fundos para a sequência de ações no decorrer do ano”.

Neilene Lunelli

Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Neilene Lunelli

“Temos mais de 2.200 associados. E é por eles que em 2019 prestamos mais de 1.700 atendimentos, entre dentistas, médicos e advogados; acolhemos 192 novos associados; firmamos 22 novos convênios; protocolamos mais de 120 pedidos de informações e reivindicações, entre outros. Além disso, atendemos 502 pessoas nos cursos de idiomas e 191 alunos nos demais ofertados. O Sindiserp fez de 2019 um ano de lutas e conquistas, que só uma categoria unida e forte consegue. E assim vamos iniciar o próximo ano. Em outubro de 2020, teremos as eleições municipais. Por isso precisamos redobrar a atenção. Mas temos a certeza de que vai ser mais um período de muita luta em nome dos servidores e professores municipais, que sabem muito bem o que enfrentaram nestes últimos anos”.

Juarez Piva

Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves, Juarez Piva

“Neste ano, o setor metalmecânico registrou uma modesta recuperação. As importações em 2019 ficaram acima do esperado, e as exportações deverão chegar aos números apresentados em 2017. Para o próximo ano, o aumento das exportações está projetado em 8%. A expectativa para o ano de 2020 é de melhoras. A economia vem apresentando diversos sinais de melhora. Teremos em 2020 um crescimento sustentável e dinâmico, com ótimos resultados em todos os ambientes e setores. O maior desafio para o ano de 2020 é compreender as mudanças do consumidor e as novas tecnologias que irão impactar o nosso modo de vida. E, que aconteçam as reformas tributárias tão necessárias ao nosso país”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *