Alunos e professores protestam contra o governador na 16ªCRE, em Bento Gonçalves

Na manhã desta sexta-feira, dia 22, alunos e professores da rede estadual de ensino protestaram contra o governador Eduardo Leite na 16ª Coordenadoria de Educação (16ªCRE), em Bento Gonçalves . No ato o grupo entregou um ofício contra o pacote do Executivo, que prevê, por exemplo, alterações nas carreiras dos servidores. Segundo a diretora-geral do Cpers de Bento, Juçara de Fátima Borges, mais de 60 pessoas participaram do ato. Nesta quinta-feira, 21, professores e estudantes de diversas escolas da região fizeram uma caminhada pela cidade em repúdio ao pacote do governador.

Com 47 meses de salários atrasados e cinco anos de congelamento salarial – representando uma perda do poder de compra superior a 30% -, os educadores(as) compõem a categoria mais atingida pelas reformas propostas pelo governador.

Entre os impactos, está o achatamento da carreira, a perpetuação do congelamento dos salários e o confisco de dinheiro de aposentados(as) que recebem pouco mais de um salário mínimo, sem qualquer contrapartida para repor as perdas acumuladas.

Manifestação ganha força

As manifestações contra o governador Eduardo Leite cresceram nos últimos dias. A atualização do levantamento do CPERS junto aos seus 42 núcleos revela que o número de escolas paralisadas total ou parcialmente nesta quinta-feira (21) ultrapassou a marca de 1.500. Um crescimento de 77 instituições relação aos dados de quarta.

São 764 escolas totalmente paralisadas e 741 afetadas por adesão parcial. Entre as parciais, há diversas instituições que operam com apenas 5% dos quadros.

A próxima Assembleia Geral da categoria está marcada para a terça-feira (26), às 13h30, na Praça da Matriz. O dia também será de ato unificado da Frente de Servidores Públicos (FSP), às 16h no mesmo local.

protesto 1

protesto 2

protesto 3

protesto 4

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *