Cristo Rei - Igreja

Paróquia Cristo Rei 70 anos: uma história construída pela comunidade

Em 9 de janeiro de 1949, o bispo Dom José Barea (1893-1951) criou a Paróquia Cristo Rei, em Bento Gonçalves. Barea, filho de imigrantes italianos, foi o primeiro bispo da Diocese de Caxias do Sul. Com sete décadas de história, a paróquia é um dos maiores motivos de alegria e orgulho da comunidade religiosa bento-gonçalvense.

O pároco e coordenador da paróquia, padre Gilmar Paulo Marchesini, não esconde o orgulho em se recordar da história de um dos espaços religiosos mais importantes da cidade.

“A Paróquia Cristo Rei começou de um jeito em termos geopolíticos e hoje está totalmente diferente, com enormes bairros, com muitas pessoas que vieram de cidades do norte do Rio Grande do Sul, e que construíram nossas igrejas e comunidades num aspecto bem participativo, envolvente e trazendo as diferentes experiências que vieram com nossos imigrantes. Para celebrar os 70 anos escolhemos o tema das etnias, de uma forma para celebrar os alemães, poloneses, afrodescendentes, os que vieram das fronteiras ou de outros Estados. Por isso, em termos geopolíticos, a nossa paróquia acolheu muita gente que veio de fora”, diz.

Cristo Rei - Padre Gilmar

O padre Gilmar, munido de extrema sensibilidade em suas palavras e que tem enorme prestígio por parte da comunidade, afirma que a paróquia está num momento positivo de sua história.

“No aspecto pastoral eu quero dizer que a nossa paróquia está num momento muito bom de organização, de articulação dos conselhos paroquiais, comunitários, das diferentes equipes e das pessoas que estão envolvidas nas diversas atividades. Nestes 70 anos, a paróquia fez um bem enorme às famílias carentes e as que vieram de fora. A paróquia procurou construir verdadeiros laços, dando espaços para leigos, leigas e lideranças.

Nesses 70 anos, a paróquia sempre contou e ainda conta com muitos leigos que trabalham, animam e são, de fato, verdadeiras inspirações de fé”, afirma.

Ainda, segundo o pároco, tem sido realizado um trabalho abrangente junto à comunidade.

“Nós sentimos, nos últimos anos, o desafio missionário de chegarmos nas famílias, nas pessoas, nas crianças, nos jovens, de mobilizarmos um grande número de pessoas para não centralizarmos no padre, mas que para os leigos pudessem assumir a sua vocação missionária. É uma alegria imensa estar trabalhando na Paróquia de Cristo Rei, com tantas lideranças, amigas e amigos. Procuramos juntos fazer uma bela caminhada de comunhão”, se emociona.

O que diz o historiador Itacyr Luiz Giacomello

O historiador Itacyr Luiz Giacomello, 80 anos, é o autor do livro “Cidade Alta, Raízes de um Povo”, e pelo período de 12 anos atuou como secretário da Paróquia Cristo Rei, tendo grande prestígio junto à comunidade.

“Por volta de 1945 teve um movimento popular pró-construção da Paróquia Cristo Rei, e que finalmente em 1949, com a chegada do vigário Rui Lorenzi foi possível realizar. A Comissão foi liderada pelos senhores Luiz Todeschini e Orestes Tregnago. Ele foi o grande construtor da igreja matriz e ficou por quase 19 anos como vigário da paroquia. É preciso dizer que o objetivo maior dele era a construção da nova Igreja Matriz Cristo Rei, o que foi feito através dos ano e inaugurada em 1954. Outro ponto importante para ser lembrado é que o padre Arnaldo Gasparoto realizou a primeira exposição de uvas e produtos coloniais no salão paroquial, tendo, de certo modo, sendo visto como uma motivação para a primeira Fenavinho em 1967”, conta.

Giacomello se emociona ao recordar os 12 anos que atuou como secretário da paróquia. “Os 12 anos como secretário da Paróquia Cristo Rei foram de muito aprendizado e só tenho a agradecer a todo o apoio da comunidade e dos padres que por lá passaram. Foi muito gratificante como morador da Cidade Alta e também por ter participado como secretário do Conselho de Administração. Hoje, o padre Gilmar Marchesini também está desenvolvendo um belo trabalho, juntamente com os demais sacerdotes”, afirma.

Cristo Rei - Itacyr 

PROGRAMAÇÃO 73ª FESTA DE CRISTO REI

24 DE NOVEMBRO – DOMINGO

9h30 Missa Solene dos 70 anos da criação da Paróquia Cristo Rei e louvor

pelas Santas Missões do Jubileu. A missa será animada pelo Coral

Cristo Rei

11h Procissão motorizada até o Salão da Associação 8 da Graciema

12h Almoço festivo no salão da Associação 8 da Graciema (comunidade

Nossa Senhora das Graças)

18h Missa de Ação de Graças pelos festeiros e todos os colaboradores

Apresentação da equipe de festeiros para a 74ª Festa e louvor

pelos 70 anos da criação da Paróquia de Cristo Rei. A missa será

animada pelo Coral Cristo Rei

19h Apresentação musical “Gaitaço de Cristo Rei”, em frente à Igreja de Cristo Rei (Praça Pe. Rui Lorenzi)

Cristo Rei - Festeiros

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *