Proatividade em Tempos 4.0

O articulista do Jornal Integração, professor Rogério Gava, lança neste mês seu mais recente livro sobre proatividade. A obra, “Empresas Proativas 4.0: estratégias para vencer na era digital”, escrito em coautoria com o colega professor Leonardo Araújo, da Fundação Dom Cabral (FDC), aborda a questão da proatividade, tendo como pano de fundo a temática da quarta revolução industrial.

O novo livro é o terceiro naquilo que os autores batizaram de “Trilogia da Proatividade”, iniciada em 2011 com a publicação de “Empresas Proativas”, obra que conquistou o terceiro lugar no Prêmio Jabuti no ano seguinte e que também foi lançado na Inglaterrapela editora Palgrave Macmillan. Em 2014 foi a vez de “Estratégias proativas de negócio: as quatro chaves da proatividade” chegar ao mercado, dando continuidade ao tema de estudo.

“Estamos muito felizes com mais este lançamento. E também por termos tido o aval do professor Philip Kotler, maior autoridade mundial no marketing, que gentilmente nos bridou com o comentário de capa, assim como já havia ocorrido no primeiro livro”, comentou Gava.

Conforme os autores, a realidade 4.0 significa uma nova maneira de se fazer negócios, de trabalhar, e também de se atuar em sociedade. É um mundo que traz muitas oportunidades, mas também ameaças não só para as empresas, mas aos profissionais.

Muitas profissões irão surgir (e já estão surgindo), ao passo que outras estão em franco desaparecimento ou radical mudança. E isso também vale para os mercados, com o surgimento de novos modelos de negócio e a supressão de outros tantos.

Os autores destacam que a palavra-chave da ação proativa, a antecipação, torna-se hoje ainda mais crucial. “Se antecipar a mudança é vital em mercados estáveis, essa ação se torna indispensável quando a turbulência é a tônica. Mais do que isso, ser proativo, hoje, é questão de sobrevivência”, destaca Gava.

Empresas Proativas 4.0, como diz a apresentação da obra, é um verdadeiro manual de sobrevivência na “selva competitiva” desses novos tempos. No livro, travamos conhecimento com as melhores práticas de empresas de sucesso, com os pilares da gestão proativa e sua aplicação, bem como analisamos estratégias e táticas para uma melhor performance em relação ao amanhã.

Os autores fazem questão de enfatizar que a proatividade não é um “modismo” passageiro, tampouco uma concepção puramente abstrata e com pouca aplicação na “vida real”. Por isso mesmo, o livro encontra-se recheado de exemplos e aplicações acessíveis a toda empresa, de fácil entendimento e comprovadamente eficazes.

Gava destaca uma questão essencial para os gestores: “diante de um mundo complexo é preciso simplificar o pensamento. Como já se disse, o que é muito complicado para ser exposto geralmente carece de substância. Isso ocorre no campo da estratégia, onde, sob o manto de uma aparente sofisticação, muitas teorias sucumbem à primeira prova da experiência. Buscamos neste livro o oposto disso: a questão é ser simples, sem ser simplista; ser fácil de entender, sem perder a densidade”, assinalou.

O livro leva o selo Alta Books, e já está à venda na versão física e também em e-book, nas principais livrarias e “E-commerces” do país.

Fotos: Divulgação 

Gava -autores

Gava - Novo livro

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *