Vereador Moacir Camerini é apontado como o mentor das Fake News na Câmara de Bento

Na tarde desta quinta-feira, dia 3, a CPI das Fake News divulgou o relatório final do inquérito que investigou a então possível utilização de estrutura da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves para a disseminação de notícias falsas. O inquérito apontou que o vereador Moacir Camerini (PDT), teria ordenado seus ex-assessores a criar um material falso utilizando os computadores do legislativo.

Segundo o que consta no relatório a CPI não possui poder de condenação, mas todas as informações devem ser apresentadas ao Ministério Público, para o oferecimento de denúncia formal ou instauração de processo de responsabilidade civil.

No documento foi apontado que Camerini ordenava que seus ex-funcionários Dênis Alex de Oliveira (Coordenador de Gabinete), Jorge de Mattos (Assessor Parlamentar) e Jorge Bronzatto Jr. (Assessor Parlamentar) criassem perfis falsos e elaborassem memes e conteúdos inverídicos para espalhar pela internet.

No documento consta que o vereador investigado, no entanto, em seu interrogatório, teria se limitado a negar as imputações, refutando-as. Algumas imagens teriam sido apresentadas em audiência e Camerini teria dito não reconhecer as postagens.

Jocelito Tonietto (PDT), presidente da Comissão da CPI utilizou palavras “duras” para defender o trabalho de investigação.

“Nosso trabalho é legislar e fiscalizar, com 14 assinaturas abrimos a CPI com denúncias graves. E deixo bem claro aqui que não tem perseguição com vereador nenhum. Cada um é responsável pelos seus atos e falo por mim. O que eu fizer eu tenho que responder, então quero deixar bem claro aqui que não é perseguição não. Esse é um trabalho de respeito”, disse.

A CPI teve na vice-presidência o vereador Idasir dos Santos (MDB) e Volnei Christofoli (PP) foi o relator.

Camerini 4

1 responder
  1. Francisco rizzardo tchequi
    Francisco rizzardo tchequi says:

    Como sou PDT a mais de 30 anos eu acho anti etico um colega de partido ser o presidente da CPI onde mais 13 assinaram a mesma isto è a politica que estamos vendo no nosso brasil …..infelizmente ….sera que è constitucional esta CPI…onde chegamos nesta aberracao politica…fica minha opiniao somente….

    Responder

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *