Novo presídio de Bento Gonçalves foi inaugurado na manhã desta quinta-feira

Na manhã desta quinta-feira, dia 3, aconteceu a inauguração da nova Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves. Localizada no bairro Barracão, a nova casa prisional tem capacidade máxima para abrigar 420 presos, e pelo menos 10 detentos já foram transferidos hoje para o novo presídio. De acordo com o diretor do presídio, Volnei Zago, a previsão é que no máximo em 60 dias todos os presidiários sejam transferidos para a nova penitenciária. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou da solenidade de inauguração, juntamente com autoridades locais.

A nova casa prisional

Das 420 vagas, 384 são em celas coletivas. Do restante, 12 são destinadas para isolamento, oito para portadores de necessidades especiais e 16 para o alojamento inicial.

Além de duas galerias com 48 celas, o novo espaço comporta enfermaria, laboratório de exames clínicos, gabinete odontológico, sala de videoconferência, lavanderia, cozinha industrial, oficinas de ressocialização, quatro salas de aula, área administrativa e local específico para visitas íntimas. Os detentos andarão uniformizados. As duas empresas de transporte coletivo urbano que atuam em Bento Gonçalves incluíram o novo presídio em seus roteiros.

A construção da nova sede da penitenciária, que também atende a demanda dos municípios de Garibaldi, Carlos Barbosa, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar, demandou um investimento de R$ 30,8 milhões por parte do Estado, oriundo da venda de imóveis do Daer em Bento Gonçalves (sede da superintendência e residência do superintendente), localizados em área nobre do município, e de recursos do Fundo Estadual de Gestão.

presídio 2

presídio 5

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *