Embrapa lança vídeo que ensina sobre o plantio da videira

Na região de clima temperado, durante o inverno, a poda é o principal manejo do parreiral. No entanto, outra prática muito importante nesse período é o plantio das mudas de videira, que é realizado preferencialmente até o final da primavera. Esse período é ideal para fazer o plantio das chamadas mudas de raiz nua, comercializadas em estágio de dormência (sem a presença de folhas).

Buscando acompanhar as principais práticas recomendadas a cada fase do ciclo da videira, a Embrapa lança o segundo vídeo da série “Na Prática”, abordando o tema Plantio. Apresentado pelo engenheiro agrônomo Daniel Grohs, o vídeo traz as principais orientações antes, durante e após o plantio, que começa com a encomenda e escolha das mudas de qualidade, realizada geralmente no ano anterior.

vídeo foi elaborado tanto para quem já é produtor ou para aqueles que querem começar na atividade, comercialmente ou no quintal da sua casa. Recomendações sobre os tipos de mudas, preparo da área e os  cuidados após a brotação estão presentes e complementam as publicações: Guia Prático de indicações técnicas para o plantio de mudas de videiraGuia Visual para Avaliação de Mudas e Checklist para o plantio, lançadas previamente e disponíveis gratuitamente para download no Portal da Embrapa Uva e Vinho.

O lançamento do vídeo acontece durante o 3º Encontro para Capacitação de Viveiristas de Videira, que reúne  cerca de 80 profissionais na Empresa de Pesquisa, em Bento Gonçalves (RS), com o objetivo de servir, em conjunto com as publicações, como um material técnico simplificado para qualificar ainda mais o desenvolvimento da cultura. “Pelos comentários dos participantes e o número de acessos e compartilhamentos, que impulsionaram imediatamente o vídeo, temos certeza que o material irá fazer a diferença no campo”, avaliou Grohs.

A série “Na prática” é uma realização da Embrapa Uva e Vinho e está sendo produzida a partir das principais demandas apresentadas ao Serviço de Atendimento ao Cidadão relacionadas à viticultura e à pomicultura. Não possui uma periodicidade definida, mas a expectativa da equipe é que sejam veiculados pelos menos mais dois vídeos até o final de 2019.

Foto: Viviane Zanella

Embrapa

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *