Músico nigeriano ministrará oficina de percussão no Sesc de Bento Gonçalves

Desde de junho está acontecendo em Bento Gonçalves a 4ª Mostra de Capoeira angola e Saberes Populares, com as atividades ocorrendo até novembro e contando com Oficinas e Encontros de Formação, Shows, Roda de Saberes, Rodas de Capoeira, Palestras. Nos dias 17 e 18 o Sesc de Bento Gonçalves recebe o percussionista nigeriano Idòwú Akínrúlí, que participará de uma Roda de Conversa e ministrará oficinas de percussão com enfoque em toques/ritmos para os Orixás.

Confira as informações abaixo e acesse o link do evento no Facebook

Proposta da atividade

A cultura Yorùbá é uma presença constante na sociedade brasileira sendo que seu cultivo e tradições fazem parte de nosso cotidiano. Dentro desta formação cultural que se inicia com a vinda dos primeiros africanos do oeste da África para o Brasil, passa pela manutenção das tradições dentro dos terreiros, quilombos, comunidades negra e, atualmente, tem alcançado as universidades e centros de pesquisa pelo país. As evidências mais popularmente conhecidas sobre a cultura Yorùbá se dá pela presença da língua em nosso vocabulário, pelas religiões de matriz afro-brasileiras e na musicalidade.

Os encontros com o músico nigeriano Ìdòwú Akínrúlí promovem um encontro de formação sobre o universo e linguagem da musicalidade dos tambores/percussão nas tradições culturais e religiosas de matriz Yorùbá. Os encontros estão divididos em módulos que abordarão algumas formas musicais praticados para os orixás ọ̀ṣun, Yemoja, Ṣàngó, Ògún, Ifáe Ọbàtálá.

 

Ministrante: Ìdòwú Akínrúlí

Ìdòwú Akínrúlí – músico e produtor cultural natural da Nigéria, com um somatório de atuações enquanto percussionista, baterista, dançarino e professor de cultura Yorùbá. Desde sua chegada no Brasil, se dedica a realização de ações culturais e  iniciativas que fomentam as artes e cultura de matriz Yorùbá, sua matriz étnica. Coordenador dos grupo Ìbejí, Ò̩s̩é̩è̩túrá Africa’njazz, coordena o evento ÀKÓKÒ ÀWÒ DÚDÚ – Tempo da Pele Negra. Em 2014 recebeu o Prêmio Afro, com o qual foi realizado o DVD Ìtàn Ọrun Àti Ilé Ayé – Histórias do céu e terra.

17 de agosto- sábado

1º Atividade:14 às 15h30 –Roda de Saberes: A linguagem dos tambores na cultura Yorùbá

Ingresso solidário:  1kg de feijão/lentilha/farinha de milho ou 1 litro de leite

Módulo I: 16h às 18h30min – Linguagem para os orixás I (̀un, Yemoja)

 

18 de agosto- domingo

Módulo II:10h às 13h– Linguagem para os orixás II (àngó e Ògún)

Módulo III: 14h30min às 17h – Linguagem para os orixás III (Ifá e bàtálá)

Local: SESC Bento – R. Cândido Costa, 88 – Centro, Bento Gonçalves – RS

Número de participantes: de participantes: 20

Investimento por Módulo: R$ 20,00

CARD OF. Percussao - Akin2

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *