O Diário de Dúvida

O jovem escritor bento-gonçalvense, Ronei Gustavo, lança seu primeiro livro

O cenário literário bento-gonçalvense tem gerado novos escritores nos últimos anos. Mas não são todos os escritores que têm a possibilidade de lançar uma obra artística através do incentivo às políticas culturais do município. A falta de informação (ainda restrita a uma minoria privilegiada do cenário artístico) é uma das razões que prejudica novos aspirantes da escrita, mas que pela persistência conquistam o objetivo através de outros caminhos.

 
O escritor bento-gonçalvense, Ronei Gustavo, de 20 anos, é um desses exemplos. O sonho de lançar um livro superou suas limitações financeiras. Após seu livro “O Diário de Dúvida”, de 162 páginas, ser aceito por uma editora de São Paulo, Gustavo juntou R$ 2 mil para imprimir alguns exemplares da obra especialmente para os amigos que o apoiaram, inclusive financeiramente, ao longo do processo.

 
“O Diário de Dúvida” foi finalizado em 2017. Os primeiros exemplares começaram a ser distribuídos no último mês de maio. O autor que começou a escrever como forma de se desafiar já sonha com as próximas criações.

 
“Eu tenho o hábito de escrever textos, todos os dias sobre assuntos diferentes, registrando em forma de diário. Quando vi que já havia escrito umas 60 páginas surgiu a ideia do livro”, afirma.

 
Gustavo é um daqueles escritores que não se acomoda com a falta de incentivo cultural. É justamente a dificuldade enfrentada pelos autores da nova geração que faz com que o jovem siga trilhando o caminho da escrita.
“Temos uma cultura em que as pessoas leem pouco e não estão acostumadas a escrever. Culturalmente, não somos incentivados a ler. Até eu não escrever, não tinha contato com escritores. Foi aí que comecei a observar a carência das pessoas em se relacionar com o meio literário”, salienta.

 
Gustavo diz que escreve para os amigos e dedica o livro a eles. Sem muita expectativa sobre sua obra, o autor se diz satisfeito com o trabalho até então realizado. Gustavo diz que “a única coisa que carrega é a certeza de que não escreve para amantes da literatura e sim, para os loucos que se perderam em meio à loucura e agora tentam se encontrar”.

 
A história
“Dúvida era um garoto que vivia numa cidade do interior, morava com sua mãe e seu irmão mais velho, Resposta. Dúvida e Resposta eram filhos de Sabedoria, mãe solteira que sempre trabalhou muito para conseguir o sustento da casa. A maior vilã desse espetáculo era Vida, uma criatura cheia de mistérios e que poucos conhecem, muitos falam dela com um tom de mais profundo conhecimento, porém poucos são os que compreendem realmente como ela age, todos acreditam que sabem como ela é e como funciona, mas a verdade é que nenhum ser humano a conheceu e voltou para contar história”…

 

O livro pode ser adquirido no site da Editora Vizeu, e nos da Amazon, Americanas, Submarino e Shoptime.

Fotos: Divulgação

Escritor bento-gonçalvense lança livro (matéria)

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *