Consultório odontológico portátil apresentado em Bento Gonçalves

Curso de capacitação ocorreu no auditório da prefeitura, com a participação de municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde

Integrantes das equipes de Saúde Bucal dos municípios de Bento Gonçalves, Feliz, Jaquirana e Protásio Alves, vinculadas a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, sediada em Caxias do Sul, foram os primeiros a conhecer, no Rio Grande do Sul, o consultório odontológico portátil para atendimento domiciliar e hospitalar, desenvolvido pela empresa D-Express, de Curitiba, em parceria com o Instituto Lactec e com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. O consultório portátil foi apresentado em curso de capacitação, ministrado na última terça-feira, 26, no auditório da prefeitura de Bento Gonçalves, pela odontogeriatra Fanny Jitomirski e pelo arquiteto José Aker, de Curitiba.  A utilização do equipamento, representado por um maquinário elétrico, que acopla a mesa de apoio, mais o banco para o dentista e a poltrona ergométrica para o paciente, foi bem avaliada pela maioria dos participantes.

foto 3 ( participantes do curso de capacitação)

“O produto foi projetado visando proporcionar o mínimo desgaste físico para o cirurgião dentista e o máximo rendimento para o paciente. A cadeira contempla tanto a ergonomia do paciente como a do cirurgião dentista. O equipamento, de dimensões reduzidas, vem condicionado dentro de uma mala rígida, com rodas, que cabe no porta malas de qualquer veículo. Além disso, esse modelo de consultório portátil possibilita a realização de procedimentos odontológicos básicos preventivos e restauradores”, salientou AKer, que durante dois anos trabalhou no desenvolvimento do projeto, com mais uma equipe formada por 40 engenheiros.

foto 2 ( odontogeriatra Fanny Jitomisrki)

Avanço tecnológico

O município de Bento Gonçalves, dentro do Programa Estratégia Saúde da Família, conta com oito equipes de Saúde Bucal que prestam atendimentos odontológicos a domicilio. Segundo a coordenadora do Setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Giovana De Bacco, no decorrer do ano passado, as equipes prestaram 185 atendimentos domiciliares para pacientes impossibilitados de se deslocar até uma unidade de saúde e três no Hospital Tacchini.

Equipamento permite procedimentos cirúrgicos restauradores em ambiente domiciliar

Conforme Giovana, o consultório móvel atualmente usado pelas equipes tem pouca potência limitado o tratamento. Na avaliação dela, o equipamento desenvolvido pela D-Express é uma ferramenta importante de trabalho, que permite procedimentos cirúrgicos restauradores em ambiente domiciliar, muito próximos dos atendimentos nas unidades de saúde. “Além disso, é um equipamento com permissão para uso hospitalar, possibilitando procedimentos restauradores, principalmente para pacientes especiais, que precisam de atendimento sob anestesia geral”, acrescenta Giovana. De acordo com o coordenador do Setor de Saúde Bucal da 5ª Coordenadoria Regional, João Gauer Júnior, foi de grande valia participar do evento de apresentação do produto “ que profissionaliza a prestação de atendimento odontológico a pessoas impossibilitadas de se locomoverem até um consultório ou residentes em locais muito distantes de perímetros urbanos.

Coordenadora do Setor de Saúde Bucal da prefeitura de Bento Gonçalves, Giovana De Bacco certificando a odontogeriatra Fanny

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *