Carnaval ganha exposição no Museu Municipal de Garibaldi

No clima de uma das festas mais populares do país, Garibaldi realizará o Carnaval Retrô no dia 23 de fevereiro, sábado. Desde o último dia 14, o Museu Municipal também ganha a exposição “Carnaval Garibaldi”, que consiste em fotografias dos clássicos bailes de carnaval nos clubes 1º de Maio e 31 de Outubro e de blocos de carnaval de rua do Município.

As imagens, todas em preto e branco, datam de 1912 até a década de 1960.  Os créditos das fotografias são do Arquivo Histórico Municipal de Garibaldi e a exposição permanece para apreciação do público até o dia 15 de março. No dia 23, durante o Carnaval Retrô, a mostra será levada até a Praça Loureiro da Silva, para que o público do evento também possa prestigiar.

De acordo com a historiadora Elenita Girondi, o Arquivo Histórico de Garibaldi tem o registro fotográfico mais antigo sobre o carnaval no município em 1912, mas, pela organização evidenciada nas primeiras fotos, é provável que o evento já acontecesse em anos anteriores.

Exposição Carnaval 19 Créditos Alexandra Ungaratto

O Museu Municipal de Garibaldi fica localizado na Rua Dr. Carlos Barbosa, 77, e atende o público de terça a sexta-feira das 09h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

 Carnaval Retrô

De forma conjunta, Garibaldi planeja um carnaval com a cara da cidade. Idealizado pelo Poder Público, diversas entidades e voluntários, o evento será realizado no dia 23 de fevereiro, uma semana antes da comemoração oficial, a partir das 17h, na Rua Buarque de Macedo e imediações.

O público acompanhará o Bloco do Bepi, que deseja reunir simpatizantes em clima festivo. Em movimento, o grupo tocará as tradicionais marchinhas de carnaval. A concentração e saída do Bloco será no Banco Bradesco e o trajeto contemplará a centenária Rua Buarque de Macedo e suas imediações. O nome Bepi brinca com o apelido de Giuseppe em talian – dialeto que veio com os imigrantes italianos – além de lembrar a figura de Giuseppe Garibaldi, que dá nome à cidade, e de tantos Josés que fizeram história na cidade.

O tema desta edição é “Tropeiros e Mascates”, lembrando o início da utilização da Rua Buarque de Macedo como base para o comércio da região. Para a presidente do Conselho de Políticas Culturais de Garibaldi (Concult), Rosana Marina, Garibaldi é uma cidade de memória e é ela que será o mote desse evento.

Depois, no palco que ficará no entrocamento da Rua Buarque com a Rua Borges de Medeiros, a Banda do Bloco do Bepi animará a noite com clássicos carnavalescos que misturam axé, samba e marchinhas. O encerramento do evento está marcado para as 23h.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *