Projeto Alvorada é apresentado para o governo do Estado

Ação visa ofertar cursos de formação profissional para egressos do sistema prisional. Reitor e pró-reitor de Ensino do IFRS apresentaram a iniciativa ao vice-governador na Prefeitura de Bento Gonçalves

O Projeto Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) foi apresentado ao vice-governador e secretário da Segurança Pública do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, na tarde desta segunda-feira, 28 de janeiro de 2019. O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, e o pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini, tiveram uma reunião com o vice-governador e com o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin. A agenda ocorreu na prefeitura de Bento Gonçalves.

O projeto objetiva promover a inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional. É uma parceria com o Ministério da Justiça e ofertará cursos de formação profissional a ex-apenados. Serão disponibilizadas, ainda em 2019, 30 vagas em cursos de diferentes áreas.

O reitor e o pró-reitor solicitaram ao vice-governador uma aproximação com a gestão da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) do Estado. O objetivo é que a Susepe atue como parceira, selecionando os egressos do sistema prisional que participarão dos cursos. O vice-governador afirmou que encaminhará o agendamento de uma reunião entre as gestões da Susepe e do IFRS.

Júlio também solicitou apoio de Ranolfo Vieira Júnior para que a iniciativa possa ser expandida a outros municípios, o que depende da captação de mais recursos junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública.

O Projeto Alvorada é uma ação conjunta entre Pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFRS, Departamento Penitenciário Nacional, Ministério Público Estadual e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). Três campi serão responsáveis pela execução: Alvorada, Porto Alegre e Viamão, que contarão com o aporte financeiro do Fundo Penitenciário Nacional no valor de R$740 mil, destinado à operacionalização das capacitações.

Na foto, da esquerda para a direita: Júlio Xandro Heck, Ranolfo Vieira Júnior, Guilherme Pasin e Lucas Coradini. Crédito: Felipe David – Divulgação IFRS

O IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Conta com cerca de 20 mil alunos e mais de 200 opções de Cursos Técnicos e Superiores de diferentes modalidades em vários municípios do Estado. Oferece também Cursos de Pós-graduação e dos Programas do governo federal.

O IFRS atua com uma estrutura multicampi. Possui os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Entre seus objetivos está promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Reitoria está localizada em Bento Gonçalves. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *