Esculturas de Aido Dal Mass, em zinco, inspiradas em atividades camponesas

A mais nova obra do artista plástico Aido Dal Mass,intitulada “Ameaça do futuro da nossa paisagem rural”, apresentada em 29 de dezembro, objetiva renovar a imagem de uma região rural de Bento Gonçalves, a ser escolhida, inserindo cinco esculturas com tamanho de dois metros, feitas com refugos de ferro velho, inspiradas nas atividades camponesas.

As peças foram confeccionadas com a técnica destrutivista, difundida por Dal Mass em Bento Gonçalves. A técnica se baseia na utilização de materiais de ferro velho, especialmente o zinco (imune às intempéries do tempo que afetam a maioria dos metais), arames e canos, tendo como base tijolos e ladrilhos confeccionados na zona rural de Bento Gonçalves.

Aido Dal Mass

O artista
Aido Dal Mass é natural de Ponta Grossa, Paraná. Em meados de 1956,sua família retorna para Bento Gonçalves, onde reside até hoje. Autodidata, Dal Mass tem uma trajetória de 35 anos marcada pela criação de diversas obras, entre pinturas e escultura. Boa parte de sua obra retrata a saga da imigração italiana no Rio Grande do Sul. No acervo do artista tambem há obras dos mais diversos materiais e técnicas, com leituras diversas para o Brasil e exterior.

Em sua fase atual utiliza acrílico sob tela de caráter expressionista geométrico. Já produziu obras relacionadas às técnicas abstratas e surrealistas. Na escultura. imprime um traço geometrizado sem perder essencialmente as curvas com uma leitura contemporânea.

O projeto artístico “Ameaça do futuro da nossa paisagem cultural” foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura. O Atelier Aido Dal Mass fica situado na rua Humaitá, 585.

1 responder
  1. Raquel Freitas
    Raquel Freitas says:

    Minha mãe era amiga do Aido. Ainda tenho um quadro dele, e me lembro dele falando para ela cuidar bem da sua pintura. É uma bela obra, uma família italiana.

    Responder

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *