Pessoas físicas podem fazer deduções do IR Devido ao projeto do ITPS até o dia 28 de dezembro

Nesta semana, o Instituto reuniu contabilistas e representantes de empresas para reforçar a divulgação quanto as formas de destinação de recursos para projeto de responsabilidade social

O Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) reuniu representantes de diversas empresas da cidade, além de profissionais da área contábil, para lembrar a todos as formas de destinação de recursos através do Imposto de Renda devido, tanto de pessoas Físicas quanto Jurídicas. A ação, que está em andamento desde o primeiro semestre, já começou a receber recursos, mas diante do final do ano é importante que as pessoas físicas fiquem atentas, pois o prazo termina em 28 de dezembro.

O encontro aconteceu no CIC de Bento Gonçalves e contou com a presença do superintendente executivo, Hilton Mancio e do presidente do Conselho de Administração, Daniel Ferrari. Os dados foram apresentados pela gerente do ITPS, doutora Juliana Giacomazzi; pela diretora técnica médica, doutora Roberta Pozza e pelo gerente de Controladoria, Arildo Nadal.

Além de ressaltar a importância da pesquisa como atividade de apoio à prevenção, o ITPS tem levado à empresas e comunidades o projeto do Intestino Gigante, que foi lançado na Expobento 2018. Após a feira, a estrutura já foi montada na empresa Todeschini, nas faculdades Cenecista e UCS/CARVI, além das cidades de Carlos Barbosa, Porto Alegre e, mais recentemente, em Tupandi, no Vale do Caí. “Em todas essas ações, estamos levando conhecimento, informação e, principalmente, conscientização às pessoas. E o mais importante é que conseguimos encaminhar algumas pessoas para tratamento, evitando assim que a doença se propague”, comenta a doutora Juliana.

Projeto ‘Intestino Gigante’ – apresentado pela primeira vez na Expobento, o mesmo tem como objetivo alertar a comunidade para a prevenção e detecção de tumores de intestino, permitindo inclusive a realização gratuita de exames de sangue oculto nas fezes para pessoas com sintomas da doença e para pessoas na faixa etária indicada para rastreamento independentemente da presença ou não de fatores de risco.

Desenvolvido na região de referência do Instituto do Câncer (UNACON) do Hospital Tacchini, com apoio da empresa Roche, o projeto já realizou 236 exames. Entre as pessoas que realizaram este teste, 18 foram identificadas com exame positivo e encaminhadas para maior investigação. Dos 18, 12 já realizaram exame de colonoscopia em que foi diagnosticado 1 paciente com tumor de intestino, 2 pacientes com doenças pré malignas e 9 com doenças inflamatórias intestinais.

20181211_082527

“Projeto piloto de rastreamento de tumores colorretais” – Apoiado pelo Conselho Municipal do Idoso (COMUI), o projeto do ITPS está autorizado a captar recursos através da destinação do Imposto de Renda Devido. Os valores serão utilizados no desenvolvimento de pesquisas e métodos capazes de reverter o momento atual na região*, quando aos casos de câncer de intestino.

* Câncer de intestino na nossa microrregião

– Entre 2005 e 2016, o ITPS registrou aumento de 140,4% no número de casos da doença;

– O câncer de intestino é o terceiro mais frequente tanto em homens quanto em mulheres;

– 15% são diagnosticados com menos de 50 anos;

– 61,2% são diagnosticados em fase avançada da doença e 37,5% morrem antes dos cinco anos após o diagnóstico.

Quem pode destinar e utilizar incentivos fiscais?

– Pessoa Física: quem faz declaração de Imposto de Renda através do MODELO COMPLETO. Limite: Até 6% do imposto devido em cada EXERCÍCIO.

Quando realizar a destinação?

– Pessoa Física: a doação deve ser realizada em qualquer mês do ano. O incentivo fiscal é APROVEITADO quando da apresentação da DECLARAÇÃO DE AJUSTE ANUAL no ANO SEGUINTE AO DA DOAÇÃO. Atualmente, até o último dia do mês de abril.

Como realizar a destinação?

Entre em contato com o ITPS pelo e-mail: responsabilidadesocial@tacchini.com.br ou pelo telefone: 54 3455-4333 (ramal 1125).

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *