Lançamento do livro Faces da Mulher na Região Colonial Italiana ocorre nesta sexta-feira em Bento

De autoria da Psicóloga e Professora Maria Cristina Filippon, o livro Faces da Mulher na Região Colonial Italiana será lançado na próxima sexta-feira, 30 de novembro, a partir das 18h30, na Livraria Aquarela. A obra busca conhecer  a figura feminina presente na imigração italiana e sua fundamental participação para o desenvolvimento da região colonizada no nordeste do Rio Grande do Sul, que abrange a Serra Gaúcha.

Descendente da quarta geração de imigrantes italianos, Maria Cristina é natural de Bento Gonçalves. Formada pela PUCRS, é Especialista em Psicologia Escolar e Mestre em Letras e Cultura Regional pela UCS.  A autora também é professora universitária e Psicóloga Clínica.

Na obra, a Maria Cristina se dedica em trazer à tona a contribuição feminina nos saberes, fazeres e poderes. Maria também analisa os provérbios dialetais, que são pequenas frases que transmitem ensinamentos culturais. “Em seus breves e populares dizeres, os provérbios dialetais continham os discursos que se referiam à mulher desta região”, afirma.  O estudo também aborda os arquétipos psicológicos que se manifestam nesses discursos para construir um perfil psicológico feminino, revelando as faces da mulher na região colonial italiana.

Faces da Mulher na Região Colonial Italiana é fruto de um projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves em 2017.

46417917_2033937626667026_3072466947535798272_n

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *