Antecipar necessidade do consumidor é dica para impulsionar vendas

Painel promovido pela CDL-BG compartilhou importantes dicas de negócios para o comércio

Fim de ano é sinônimo de oportunidade de negócios para o varejo – e reverter o otimismo natural do período em boas vendas fica mais fácil quando o lojista segue dicas importantes em seu estabelecimento. Algumas delas foram compartilhadas durante o painel ‘Vitrines de Natal em Destaque’, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves na noite de 13 de novembro.

No encontro, especialistas trouxeram valiosos apontamentos em suas áreas de atuação. A stylist Francine Valentini revelou tendências para quem trabalha com o segmento da moda – conceitos, cores e modelagens que devem estar em alta nos manequins durante os próximos meses. “Apresentar uma vitrine com informações atuais de moda desperta no consumidor o desejo por aqueles itens, estimulando-o a conhecer os produtos e efetuar a compra”, destacou.

Ela também apontou dicas para surpreender o cliente, antecipando sua necessidade – e suprindo a demanda. “O lojista pode montar sugestões de kits para presentear, ajudando o consumidor na hora da compra. É interessante ter opções para diferentes ocasiões, inclusive presentes de preço reduzido. Outra boa aposta: caprichar nas opções de embalagem é uma comodidade muito útil para quem compra um presente”, disse.

Valorizar a exposição

Manter uma vitrine atrativa depende de uma combinação de fatores – que começa com a escolha adequada e inteligente dos itens, mas exige, também, cuidados para valorizar positivamente os produtos em exibição. Um projeto de iluminação é capaz de ajudar nesse desafio, de acordo com o administrator e pós-graduado no tema, Giovani Carlet. “A luz tem o poder de chamar a atenção do olhar para aquilo que queremos mostrar em uma vitrine. Por isso é fundamental planejar não apenas a quantidade, mas a qualidade da iluminação. É um investimento capaz de valorizar o produto e, certamente, torna-lo mais atrativo para o consumidor”, disse.

De forma prática, Carlet mostrou ao público diferentes opções de iluminação, e de que forma os resultados de cada uma alteram a percepção visual do produto e do ambiente. “A luz é importante, também, para construir a identidade do estabelecimento e transmitir aos clientes a mensagem que se deseja passar”, lembrou.

Comunicar bem

Da mesma forma que a vitrine tem o poder de encantar os olhos do consumidor, também a boa comunicação digital é capaz de atrair a atenção e despertar o desejo dos futuros clientes. Para isso, é necessário que seja feita com planejamento e de forma personalizada: o consumidor quer ver algo que foi feito para ele, revelou Rafael Casagranda, que atua com marketing e comunicação digital. “É preciso cuidado com a escolha das fotos, que devem ser produzidas com atenção aos detalhes. Outra dica é criar o texto perfeito para a legenda, que tenha uma frase de impacto, que desperte interesse. Vale sinalizar as promoções com clareza, para indicar a oportunidade de boas compras”, disse.

Texto e foto: Exata Comunicação

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *