Fórum celebra o voluntariado juvenil

Mais de 300 estudantes confraternizam em Bento durante o encontro Regional de Tribos Serra

Uma grande celebração em torno da cultura do voluntariado foi apresentada pela primeira vez em Bento Gonçalves, durante a edição do Fórum Regional de Tribos Serra, no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), no dia 13 de novembro. O encontro reuniu mais de 300 jovens estudantes e as equipes da Parceiros Voluntários que desempenharam, durante todo o ano, atividades por meio do projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania nas cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Caxias do Sul, Nova Prata e Marau. O programa da ONG estabelece parcerias com escolas através de três trilhas – meio ambiente, cultura e educação para a paz –, incentivando o voluntariado juvenil.

Em meio a apresentações artísticas de música e de teatro, vídeos com as ações protagonizadas por jovens estudantes sintetizavam as atividades realizadas e, ao mesmo tempo ampliavam o gesto solidário de modo a disseminá-los para que práticas como essas sejam mais recorrentes na sociedade. “Tenho certeza  que se vocês continuarem, ao longo da vida adulta de vocês, compartilhando essa visão de cidadania que estão construindo através deste projeto maravilhoso, formarão tribos cada vez maiores em prol do voluntariado e do protagonismo social”, disse Elton Gialdi, presidente do CIC-BG, entidade mantenedora da Parceiros Voluntários em Bento Gonçalves.

parceiros voluntarios1

Neste ano, a Parceiros Voluntários tem muito a comemorar. Pela primeira vez, emplacou o projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania com escolas fora do município. Duas instituições de ensino de Monte Belo do Sul – as escolas municipais Roman Ross e Caminhos do Aprender – passaram a ser tribeiras, somando-se a outros cinco educandários de Bento Gonçalves que também desenvolvem ações pelo projeto (Floriano Peixoto, Ângelo Chiamolera, Félix Faccenda, Anselmo Luigi Piccoli, Cecília Meireles e Professora Nilza Côvolo Kratz). “É uma satisfação ver essas crianças e pré-adolescentes empenhados em fazer a diferença, em acreditar que eles têm o poder de transformar a comunidade onde estão inseridos. E também sabemos que estamos auxiliando na formação de cidadãos mais conscientes”, avalia a coordenadora da Parceiros Voluntários em Bento, Angélica Somenzi.

parceiros voluntarios2

A programação do Fórum Regional de Tribos Serra ainda reservou um momento de descontração com Jeferson Vidal, que faz as vezes do personagem Chaves, além da entrega de um kit lanche.

Texto e Foto: Exata Comunicação

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *