Terroir e tipicidade brasileira: Masterclass apresenta Goethe na Wine South America

A história é rica e centenária. Foi na região sul de Santa Catarina, entre o mar e a serra, que a variedade de uva Goethe encontrou seu terroir há 120 anos. Solo, clima, altitude e relevo fazem deste território, conhecido como Vales da Uva Goethe, a primeira e única Indicação de Procedência do setor vinícola do Estado.

Aspectos peculiares chamam a atenção se comparados a outras regiões vitivinícolas do mundo. “A região Vales da Uva Goethe está situada entre o litoral e o início da elevação da serra catarinense. Os solos são predominantemente arenosos, com subsolo rico em minerais e também argila. O clima é subtropical úmido com estações bem definidas. Combinação de fatores naturais perfeita para que a Goethe encontrasse ali a sua casa”, explica a sommelier Sonia Denicol.

A combinação de fatores naturais resulta em vinhos, frisantes e espumantes leves, muito frescos e aromáticos. Estes produtos singulares poderão ser apreciados durante a Wine South America 2018, em Bento Gonçalves (RS), de 26 a 29 de setembro, em três oportunidades distintas.

A mais importante será no sábado, dia 29, a partir das 14 horas, na Wine Tasting, área de apresentação e degustação de vinhos. Na oportunidade, a sommelier de São Paulo, Sonia Denicol, conhecida como Madame do Vinho, conduzirá um momento de apreciação de seis produtos diferentes, entre vinhos e espumantes Goethe.

paisagem-goethe6

“Escolhas perfeitas para o clima tropical do Brasil. Aromas de frutas cítricas e outras de polpa branca, mas também frutas nativas brasileiras. Peculiaridades que somadas a notas minerais e toque salino asseguram tipicidade aos vinhos. A uva Goethe é muito versátil. O mais incrível é que cada vinho que se prova desta região única combina os traços típicos da Goethe com uma personalidade própria, que é dada pelo lugar onde foram cultivadas as uvas, pelo tipo e estilo de vinho elaborado por cada produtor. Na Wine South America os visitantes terão a oportunidade de apreciar estes produtos distintos”, convida a sommelier.

Ainda na Masterclass serão divulgadas duas novidades envolvendo parcerias com o território Vales da Uva Goethe. Os protagonistas são o movimento internacional Slow Food e a Scuola Enologica ISISS “G.B. Cerletti” di Conegliano, a mais antiga da Itália, com quem irá executar um programa de pesquisa e desenvolvimento qualitativo.

Esta diferente experiência sensorial a partir de produtos singulares de Santa Catarina poderá ser vivenciada por enólogos, sommeliers, jornalistas e apreciadores de vinho. As vagas de participação para esta degustação guiada são limitadas e devem ser efetuadas pelo site: https://winesa.com.br/site/2018/pt/winetasting

Uva Goethe - Fotógrafo Henry Goulart (1)

Na Wine South America – Feira Internacional do Vinho, os produtos Goethe estarão no estande 97, em frente ao auditório principal, representados pelas vinícolas Casa Del Nonno, De Noni, Quarezemin, Vigna Mazon e Trevisol. Além deste espaço, o Goethe será evidenciado na Wine Conference, local destinado a palestras. No dia 27 de setembro, às 16 horas, a secretária da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe), Patricia Mazon Freitas irá conduzir o tema “A trajetória da Uva e Vinho Goethe no Sul do Brasil: da Arca do Gosto (Slow Food) à Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe (INPI)”.

VALES DA UVA GOETHE

A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva com o objetivo de elevar a imagem deste produto distinto e raro a fim de preservar, por meio do cultivo desta tradição feito por pequenos produtores, a identidade e cultura de descendentes de italianos no sul de Santa Catarina através da vinificação e harmonização com a gastronomia típica local. No território Vales da Uva Goethe, detentor da primeira e única Indicação de Procedência (IP) do setor vinícola catarinense, são produzidos vinhos brancos, frisantes e espumantes que apresentam sabor marcante e refrescante acompanhado de um delicioso aroma frutado e floral com notas de mel.

WINE SOUTH AMERICA 2018

A primeira edição desta Feira Internacional do Vinho na América do Sul reunirá cerca de 250 marcas nacionais e internacionais. O evento busca promover e ampliar a geração de negócios dos vinhos brasileiros, a excelência da produção nacional e a diversidade das regiões vinícolas. Além disso, contará com a apresentação de rótulos internacionais provenientes da Argentina, Chile, Uruguai, Austrália, Itália, Eslovênia, Áustria e Suíça, e de produtores de cafés, cachaças e azeites. Degustações, premiações, treinamentos e palestras conduzidos por profissionais referências no mercado nacional e internacional completam a grade de programação. A Wine South America é uma realização da Milanez & Milaneze, empresa promotora da feira e subsidiária da italiana Veronafiere.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *