Líder em eficiência da máquina pública, Rio Grande do Sul é o 5º em ranking de competitividade

A colocação no ranking é a melhor do Estado desde 2015, subindo duas posições em relação a 2017

Com o melhor desempenho em eficiência da máquina pública do país, o Rio Grande do Sul aparece na 5ª colocação do Ranking de Competitividade dos Estados de 2018, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit.

O Ranking 2018 foi lançado nesta sexta-feira (14), na sede da B3, em São Paulo.

As melhoras mais significativas aconteceram nos pilares “Sustentabilidade ambiental” (de 15º para 10º), puxado pelo bom desempenho no tratamento do lixo. Na avaliação de “Capital humano”, o Estado subiu de 18º para 14º, devido ao aumento de pessoas economicamente ativas com ensino superior, maior produtividade no trabalho e maior qualificação dos trabalhadores. Em “Infraestrutura”, houve alta idêntica, de 18º para 14º, por conta da diminuição no custo do saneamento básico, da energia elétrica e qualidade das rodovias.

 0d4e5e9ba1e5be1b191603fc23a5b91b

O Estado também ganhou posições em “Educação” (de 10º para 8º), “Sustentabilidade Social” (de 3º para 2º) e manteve sua posição em “Solidez fiscal” (25º) e “Inovação” (2º).

Os únicos pilares nos quais o Rio Grande do Sul perdeu posições foram “Segurança pública”, passando de 6º para 8º, e “Potencial de mercado”, onde caiu 14 posições, de 11º para 25º.

Finalista em Prêmio Excelência

Além de estar entre os melhores colocados do Ranking de Competitividade dos Estados, o Rio Grande do Sul foi um dos finalistas no Prêmio de Excelência em Competitividade com Sistema de Governança e Gestão.

 O Sistemática de Governança e Gestão é um projeto criado pelo governo do Rio Grande do Sul que engloba toda a estrutura estadual em um processo de planejamento estabelecido para todas as secretarias e órgãos vinculados. Dessa forma criou-se um mapa estratégico que se converteu na principal ferramenta de monitoramento de ações, projetos e indicadores de a administração, além de um rígido controle das despesas.

 O projeto foi estabelecido em 2014 e a sua continuidade já apresentou resultados em setores estratégicos como a melhora na segurança pública e educação, bem como a diminuição da projeção do defict público, hoje em 9,9 bilhões de reais, e a capacitação de 465 funcionários públicos. Além do Rio Grande Sul estão na disputa projetos do Pará, Pernambuco, Distrito Federal, Paraná e São Paulo.

 Por meio do Prêmio Excelência em Competitividade, o Centro de Liderança Pública visa reconhecer publicamente iniciativas dos estados brasileiros que, mediante seus reais desafios, buscaram realizar políticas públicas que trazem impactos positivos à população e que fomentam a Competitividade.

 Foram mais de 90 cases inscritos, além do RS, entre os finalistas na categoria Destaque Boas Práticas ficaram: Distrito Federal, Pará, Paraná, Pernambuco e São Paulo. Tendo como vencedores, o Paraná, pelo uso de tecnologia avançada de análise de dados no Fisco Estadual; o Pará, com o programa Pará Profissional, e o Pernambuco, com o Programa de Fortalecimento da Gestão Escolar.

Os resultados completos do ranking estão disponíveis no site: http://www.rankingdecompetitividade.org.br/ 

Sobre o Ranking

O Ranking de Competitividade dos Estados é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, e busca pautar a atuação de líderes públicos em 10 áreas-chave.  Disponível em uma plataforma online, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em 68 indicadores distribuídos entre os pilares de Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

Sobre o CLP

O Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária e sem fins lucrativos que trabalha na formação de gestores públicos para tornar o Estado brasileiro mais democrático e eficiente. Focado no desenvolvimento de lideranças e na conquista de mudanças estruturais para o desenvolvimento do País, o CLP atua com diversos setores buscando transformar o Brasil em articulação com a sociedade.

 Texto: Isadora Mota

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *