Última semana para se inscrever no Bento em Dança

Escolas e grupos de dança têm até 10 de setembro para garantir vaga em Concurso Aberto

A 26ª edição do Bento em Dança se aproxima. E o período das inscrições vai chegando ao fim. Escolas e grupos de dança do Brasil e do exterior têm até a próxima segunda-feira, 10 de setembro, para se inscrever no Concurso Aberto. O regulamento completo está disponível no site www.bentoemdanca.com.br. O festival acontece de 6 a 13 de outubro, em Bento Gonçalves.

Cada grupo ou escola pode inscrever até 25 coreografias. São aceitas coreografias nos gêneros Ballet Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre, Técnicas Contemporâneas de Dança, Danças Urbanas (hip hop, free style, popping, locking, break e outros), Danças Populares (Danças de Salão, Tango, Samba, Bolero, Forró, Flamenco, Danças Étnicas, Danças Folclóricas e sapateio folclórico. Inclui também Danças à Caráter que não pertençam aos Ballets de Repertório do Ballet Clássico), Sapateado, Jazz e Estilo Livre. Estão previstos os sub gêneros de solo, duo, trio e grupo de quatro pessoas ou mais.

Outra categoria é a do Concurso Seletivo, que registrou 78 coreografias aprovadas. Os vídeos enviados pelas escolas e grupos de dança foram avaliados por uma banca de jurados. O objetivo com esta categoria é valorizar as melhores produções, oferecendo ao público um espetáculo de qualidade.

Com inscrições chegando de todas as partes, o Bento em Dança movimenta a Capital Brasileira do Vinho, que durante oito dias será palco dos mais diversos gêneros e estilos. Entretanto, o ballet clássico e contemporâneo, a exemplo de anos anteriores, segue sendo a maioria. Além das noites de espetáculos com a agenda de concursos realizada no Pavilhão E do Parque de Eventos, também será possível acompanhar a Mostra aberta com apresentações na Via Del Vino.

bento-em-danca-2017-credito-solange-avelino (13)

Premiação

Cada grupo ou escola premiada receberá troféu ou medalha e cada integrante da coreografia ganhará um certificado de participação. O Bento em Dança também concederá Prêmios Especiais do Júri, escolhidos por fase, sendo eles: Bailarina/Bailarino Revelação ou Destaque, Melhor Coreógrafo, Coreógrafo Revelação, Criatividade, Figurino, entre outros.

Para os vencedores no Concurso Seletivo haverá premiação em dinheiro, escolhidos entre as cinco médias mais altas para Melhor Bailarino, Melhor Bailarina, Melhor Coreografia e Melhor Grupo, com distinções na Fase A e na Fase B.

Bento em Dança embala a Capital Brasileira do Vinho

Festival reunirá milhares de bailarinos de 6 a 13 de outubro em Bento Gonçalves

Os passos que vão embalar o 26º Bento em Dança foram dados. O evento que transforma a Capital Brasileira do Vinho na Capital da Dança será realizado de 6 a 13 de outubro, levando a arte para diversos espaços da cidade. Milhares de bailarinos do Brasil e do exterior participarão como concursantes ou fazendo as dezenas de oficinas em diferentes técnicas com grandes nomes da dança. A promoção é da Associação Cultural Bento em Dança.

Considerado um dos principais festivais de dança do país no gênero, o Bento em Dança quase deixou de ser realizado. No ano passado, driblando dificuldades pela falta de incentivo, a presidente Erci Grapiglia, chegou a anunciar o fim do festival. Entretanto, diante do movimento #ficaBentoemDança, liderado pelos próprios bailarinos, coreógrafos e professores, e da confirmação do patrocínio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), o festival segue cumprindo seu papel. “O espetáculo vai continuar graças ao apoio decisivo do CIC, que garantirá a cobertura de investimentos imprescindíveis para a realização do festival. O mundo da arte da dança só tem a agradecer”, destaca Erci.

Em 25 edições, o evento já reuniu, sempre no mês de outubro, mais de 150 mil bailarinos de mais de 20 países, contribuindo para a promoção da dança como expressão artística, além de estimular a integração de povos e culturas. Somente em 2017, foram 627 coreografias, 18 oficinas e aproximadamente 6 mil bailarinos. Foram cerca de 50 horas de apresentações em oito noites de espetáculos, todas abertas ao público com ingresso a preço popular. O ballet, nos gêneros Clássico de Repertório e Neoclássico e Clássico Livre somou o maior número de inscrições com cerca de 300 coreografias. Jazz, Estilo Livre, Técnicas Contemporâneas de Dança, Danças Populares, Danças Urbanas e Sapateado completaram a relação de gêneros da dança.

SERVIÇO

Quando? 6 a 13 de outubro de 2018

Onde? Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Horário dos espetáculos (concursos): a partir das 18h

Números do 25º Bento em Dança (2017)

Coreografias: 627

Horas de espetáculos: 50h em oito noites

Bailarinos: mais de 6 mil

Países: Argentina, Brasil, Chile, Itália, Uruguai e Venezuela

Oficinas: 18

Horas de aulas: 69h

Fotos: Solange Avelino

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *