Prepare-se para correr a Sparkling Night Run

Preparadores físicos garantem que é possível entrar em forma para a prova, que ocorre em novembro, e compartilham dicas para auxiliar nesse processo

O frio do inverno, a chuva, a falta de tempo na agenda – diversos motivos comprometem a disposição para a prática regular de atividades físicas e, consequentemente, o desafio de manter-se em forma. Mas mesmo para aqueles que acabaram descuidando da rotina fitness, ainda há tempo, sim, de se preparar adequadamente para participar da quinta edição da Sparkling Night Run, corrida de rua noturna mais charmosa da Serra gaúcha que ocorre em 10 de novembro.

Quem garante são os preparadores físicos: seguindo algumas dicas, eles afirmam ser possível ao competidor aproveitar os três meses que antecedem a prova e deixar o condicionamento físico em dia. A primeira delas é entender que, para um bom rendimento na corrida, é fundamental seguir uma planilha de treinos, com disciplina e dedicação. Isso não significa, no entanto, abrir mão de se divertir com a prática do esporte, celebrando cada conquista. O personal trainer Leonardo Alessi e a fisioterapeuta Dalila Ticiani sugerem atividades que podem auxiliar na preparação para a Sparkling Night Run – com o conhecimento, também, de quem já disputou a prova. Confira, calce seu tênis e prepare-se!

 Para atletas iniciantes

Para quem vai começar a correr nos próximos três meses, tendo como meta participar da Sparkling Night Run, a dica é iniciar os treinamentos na academia, com corridas de até cinco minutos e de baixa intensidade. Essa sequência deve ser combinada com exercícios de força e proprioceptivos, para preparar a musculatura e, principalmente, as articulações. Isso serve para receber melhor o impacto da corrida – o ideal é realizar as atividades pelo menos nas primeiras quatro semanas de preparação.

Depois do primeiro mês, os treinos devem ser focados na técnica da corrida, usando exercícios funcionais para melhora-la, intercalando os dias com corridas na rua para por em prática o aprendizado. “Nessa fase, o aluno não precisa se preocupar com a velocidade, mas sim em apurar a técnica de corrida e ir, aos poucos, ganhando volume nos treinos, sempre obedecendo o descanso necessário para recuperar músculos, tensões e articulações”, comenta Leonardo. O iniciante não deve se preocupar com o desempenho, mas, sim, em completar o circuito. No dia da prova, o cuidado maior deve ser com as descidas, pois são nesses trechos que as articulações sofrem maior impacto.

Participantes intermediários

Os intermediários, geralmente, estão interessados em melhorar seu tempo na prova – um exercício de superação. A dica é que os treinos devem ficar cada vez mais específicos para a distância a ser percorrida no dia da prova. “Treinos na pista de corrida são muito eficientes e os exercícios de força, funcionais, de potência, proprioceptivos e pliométricos são fundamentais para melhorar as condições físicas com segurança para correr no percurso da Sparkling”, aponta o instrutor. Nesse caso, já é possível fazer treinos em percursos com subidas e descidas, mas sem exageros, pois é preciso respeitar o tempo de recuperação.

 Dalila Ticiani - Divulgação

Dicas aos corredores avançados

Para os adiantados, a dica é treinar da forma mais específica possível – de preferência no percurso da prova, observando como o corpo reage nos diferentes pontos da corrida. Isso será fundamental para ter um bom desempenho. “Saber como o corpo reage nas subidas, descidas e retomadas do percurso é extremamente importante para saber a hora certa de atacar”, relata Alessi. Assim, ter uma estratégia bem definida é muito importante.

 A importância da Sparkling Night Run

Além de estimular quem precisa de uma força extra para entrar em forma, a Sparkling Night Run é, na opinião dos profissionais, uma promoção de extrema relevância para toda a região. “Como corredor, vejo na Sparkling uma prova que exige várias valências físicas pelo percurso ser cheio de subidas e descidas de diferentes intensidades. Outro atrativo é por ser uma prova noturna, o que é bem difícil de ocorrer, principalmente no interior do estado”, conta Leonardo.

Dalila também celebra a realização do evento. “Adoro participar da Sparkling por ser uma prova feita dentro da nossa cidade, passado por pontos turísticos, reunindo gente apaixonada pelo esporte e apreciadores de espumantes. É uma prova espetacular”, reitera. Para ela, o principal benefício das atividades físicas é para a mente. “Ter esse tempo dedicado a você é muito importante, pois é um tratamento para o estresse e ansiedade. Sentir as endorfinas é uma sensação incrível”, revela. A fisioterapeuta irá participar da ultramaratona na França UTMB, em Chamonix, com 57 km, no fim desse mês.

Sobre a Sparkling Night Run

A Sparkling Night Run 2018 ocorre no dia 10 de novembro, a partir das 20h, unindo atividade física, diversão e belos cenários em percursos aproximados de 5 km e 10 km, nas categorias Individual e Dupla. Uma novidade desta edição é a modalidade ‘caminhada’, com trajeto estimado em 4km. Os pontos de partida e de chegada serão na Via Del Vino, área central da cidade. O percurso passa por monumentos como as igrejas Cristo Rei e São Bento, além do Museu Municipal. As inscrições podem ser realizadas no site www.sparklingnightrun.com.br. Mais informações pelo fone (54) 3055.2155.

SERVIÇO

O quê: corrida noturna Sparkling Night Run

Quando: 10 de novembro

Onde: ruas do Centro de Bento Gonçalves (RS)

Programação: 20h – caminhada | 20h30min – corrida

Modalidades:

– Caminhada 4 km (individual)

– Corrida 5 km (individual) e 10 km (individual ou dupla)

Patrocínio: Boccati, Orquídea, Salton, Sicredi, Super Apolo e UCS FM.

Apoio: Aurora, ExpoBento, Giordani Turismo, Ibravin, Mérica Transportes, Nova Aliança, Prefeitura de Bento Gonçalves, através da SEMTUR, Ortafrutti, Projeto 100% Suco de Uva do Brasil, Santo Antônio e Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca do Rio Grande do Sul.

Promoção: CIC-BG

Foto: Divulgação

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *