Hospital São Roque leva exposição “Intestino Gigante” à rua Coberta, em Carlos Barbosa

No próximo dia 07 de setembro, o Hospital São Roque vai proporcionar à comunidade barbosense e região, o conhecimento sobre as principais estruturas do intestino humano, bem como as doenças que podem afetá-lo, entre elas, o câncer. Além disso, será possibilitada a realização de exames preventivos gratuitos à população, caso as pessoas apresentem algum sintoma ou histórico familiar da doença. A exposição será na rua Coberta, a partir das 9h.

Com apoio do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) e do Instituto do Câncer, o projeto pretende conscientizar as pessoas para a importância de exames preventivos, os quais podem evitar quase 100% dos casos de câncer de intestino. “No Intestino Gigante, o visitante pode caminhar e visualizar exemplos das principais doenças bem como assistir um vídeo com informações sobre prevenção e diagnóstico”, relata a gerente do ITPS, Juliana Giacomazzi.

tacchini na expobento (5)

Câncer do Intestino

– Terceiro tumor mais frequente tanto em homens quanto em mulheres, ocorrendo mais frequentemente, depois dos 50 anos.

– Seis, em cada 10 pacientes, chegam ao Hospital Tacchini* em estágio avançado, ou seja, a lesão não foi identificada precocemente. (*Hospital Tacchini é referência regional para diversos municípios na região).

– 15% dos pacientes diagnosticados com a doença apresentam idade menor ou igual a 50 anos.

– Maioria das lesões tem crescimento lento, permitindo a realização de exames de detecção da doença ainda na fase em que não se transformou em câncer.

– Sinais que devem ser observados por quem não costuma realizar exames preventivos e que podem originar o câncer de intestino: intestino preso e diarreia; alteração da espessura das fezes; presença de sangue, muco e catarro junto às fezes; percepção de evacuação incompleta; desconforto abdominal; cólicas; emagrecimento; anemia ou fraqueza.

A estrutura inflável do Intestino Gigante vai ter 15 metros de extensão, 3 metros de altura e 3 metros de largura e ficará montada na rua Coberta, das 9h às 21h.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *