Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares de Bento Gonçalves

Esta é a nova denominação da entidade, que tem extensão de base em Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, aprovada em assembleia na Festa do Agricultor

Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares de Bento Gonçalves. Essa é a nova denominação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de 56 anos de existência, aprovada em assembleia geral realizada em Monte Belo do Sul, no último dia 29 de julho. A assembleia integrou a programação da Festa do Agricultor, promovida pelo Sindicato no Clube 24 de Maio, com a participação de cerca de 900 pessoas. Também na assembleia, promovida antes do almoço comemorativo, ocorreu a inclusão, de fato e de direito, dos municípios de Pinto Bandeira e Santa Tereza como extensões de base do sindicato. Um dos pontos altos da festa foi a presença do personagem da web, “Badin, o Colono”.

Sindicato Rural - Fotos Marlove Perin (6)

O presidente do Sindicato, Cedenir Postal, explica a alteração da categoria para agricultores familiares, ressaltando que, quase na totalidade, são pequenos produtores, com mão de obra familiar. “Trabalhadores são pessoas contratadas com carteira assinada. Não é o caso da maioria dos nossos associados. Pelo contrário, por lei, eles são amparados a contratar pessoas para auxílio na colheita da uva por até 120 dias”, acrescenta ele.

Sindicato Rural - Fotos Marlove Perin (4)

Ajustes

Postal assumiu a presidência do sindicato no dia 27 de junho de 2017, para mandato de quatro anos, com os objetivos de resgatar os agricultores que se distanciaram da entidade e de reintegrar os municípios Santa Tereza e Pinto Bandeira como extensão ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outros. Segundo ele, o primeiro ano da gestão da atual Diretoria foi marcado por ajustes jurídicos e reestruturais.

Sindicato Rural - Fotos Marlove Perin (1)

“Inicialmente, renovamos a equipe e as formas de prestação de serviços e atendemos as demandas mais urgentes. Muitas comunidades do interior de Bento Gonçalves ainda têm trechos de estradas de terra, sem os devidos cuidados e enfrentam quedas de luz constantes e prolongadas. Há poucos dias, na Linha Natividade, uma árvore caiu sobre a rede durante um velório, que continuou com um gerador”, conta Postal. Ele ressalta que recentemente a entidade promoveu reunião com a RGE, Agergs e o Ministério Público, solicitando mais podas de galhos de árvores e de roçadas, para evitar o problema.

Sindicato Rural - presidente

Morador de São Luiz (Tuiuty) e produtor de frutas e verduras, Postal há anos trabalha como feirante nas manhãs de sábado, em Bento Gonçalves, na feira ao lado da praça Centenário. Agora, com as atribuições do Sindicato, seu pai João e a esposa Rosane absorveram parte de seu trabalho no cultivo, mas ele faz questão de continuar a trabalhar na feira. “Aproveito também para conversar com os produtores, identificando as demandas mais urgentes da categoria”, acentua ele.

Sindicato Rural - Fotos Marlove Perin (2)

Diretoria

Cedenir Postal – Presidente
Ivone Frá Osmarin – 1º Vice-Presidente
Teresinha Belitzki Tonet – 2º Vice-Presidente
Gema Pilan Toniollo – Secretária Geral
Cassiano Buffon – 1º Secretário
Maria Cantelli Merlo – 2ª Secretária
Valdir Zorrer – Tesoureiro Geral
Fabiano Orsatto – 1º Tesoureiro
Geraldo João Rasera – 2º Tesoureiro
Carlos de Costa – Suplente do Vice-Presidente
David José Benatti – Suplente do 2º Secretário
Gabriel Petroli – Suplente do 2º Tesoureiro
Auri Flamia – Membro do Conselho Fiscal Efetivo
Elias Pellicioli – Membro Conselho Fiscal Efetivo
Gabriel Cimadon – Membro do Conselho Fiscal Efetivo
Carlos Baretti – Membro do Conselho Fiscal Suplente
Ivanor Passaia – Membro do Conselho Fiscal Suplente
Aelite Maria Comachio Trentin – Membro do Conselho Fiscal Suplente.

Sindicato Rural - Fotos Marlove Perin (5)

Busca por novas lideranças rurais

Entre os quatro municípios abrangidos pelo Sindicato há mais de 80 comunidades, nas quais a diretoria da entidade está buscando novas lideranças rurais. Postal ressalta que a formação de novos líderes nos municípios de extensão de base é necessária para aumentar o envolvimento de suas comunidades com a entidade. “Além disso, é preciso identificar pessoas para a formação das próximas chapas que concorrerão a presidência do sindicato. A atual diretoria é formada por agricultores familiares de Bento Gonçalves. Os outros municípios também devem ter representatividade na Diretoria”, reitera ele. Também nas comunidades os integrantes da Diretoria pesquisaram a demanda de cursos profissionalizantes, para embasar o cronograma de cursos que a entidade, em parceria com o SENAR, vai promover em 2019.

Neste mês de agosto, sindicatos de 32 municípios, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que integram a Comissão Interestadual da Uva, estão levantando custos fixos e variáveis de produção junto a fornecedores. A pesquisa vai embasar a reivindicação da comissão para a fixação do preço mínimo da uva comum, de 15 graus glucométricos, da safra 2018/2019. Nas últimas duas safras, foi R$ 0,92 o valor pago pelo quilo de uva, definido pelo Ministério da Agricultura. Postal ressalta que a pesquisa de preços que está sendo feita pela comissão vai mostrar o quanto a variação do dólar refletiu no preço de insumos do último ano em relação a esse.

Sindicato Rural - Fotos Marlove Perin (3)

Serviços

• Atendimento Jurídico
• Engenheiro Agrônomo
• Encaminhamento de aposentadoria, auxílio maternidade, CAT – acidente de trabalho, auxilio doença (todos rural)
• CCIR – INCRA – Digitação completa e emissão
• ITR
• Cadastro Vitícola
• Análise de Solo
• Cadastro Ambiental – CAR
• Declarações em geral
• DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf
• Projetos para financiamentos Agrícola com Banco do Brasil e Sicredi
• Seguro Agrícola
• Vale Gás

Convênios

• Médicos
• Hospital
• Auxílio Funeral
• Recursos Humanos – Real Assessoria
• Topográfo
• Dentista
• Plano de Saúde Tacchimed

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *