Espaço litúrgico da igreja Santa Maria Goretti foi revitalizado com orientação profissional

Capela é inventariada por õrgãos públicos de proteção ao patrimônio

A Igreja Santa Maria Goretti, do bairro Maria Goretti, tem um novo espaço litúrgico abençoado no último dia 21 de julho, em missa presidida pelo pároco da Igreja Matriz Santo Antônio, Ricardo Fontana. A celebração também foi marcada por entronização de relíquia certificada da Santa Maria Goretti no novo altar e inauguração da pia batismal, com dois batizados. Cerca de 140 pessoas, entre moradores do bairro e pais e familiares das crianças batizadas, acompanharam as várias etapas da celebração especial, das 17 às 19 horas. Entre essas etapas, ocorreu a homenagem aos moradores do bairro Maria Goretti, que coordenaram a construção da igreja, inaugurada em 14 de julho de 1963. A história foi resgatada por Vera Sperotto Frizzo, do Conselho Comunitário, através de depoimentos de pessoas que participaram do mutirão voltado a obra e de cartazes das primeiras festas.

Altar Goretti - André Pellizzari

Capela tem relevância histórica e cultural

O espaço foi revitalizado segundo normas litúrgicas, com projeto e orientação dos arquitetos Denise Travi e Dangle Marini, de Caxias do Sul, membros da Comissão Diocesana de Arquitetura e Arte Sacra. Segundo o arquiteto, ao longo do tempo, trabalhos de manutenção e intervenções sem critérios comprometeram a originalidade da capela, de estilo gótico. Ele acrescenta que nos últimos anos, por decisão do Conselho Comunitário, foram trocados os condutores pluviais, as estruturas da cobertura e do telhado e substituído o reboco externo e interno da capela, de 286 metros quadrados de área construída. Marin ressalta que nessa última intervenção, o sacrário foi descentralizado, as imagens dos santos, restauradas e reposicionadas.

Altar Goretti - KG Fotografias - Nina (1)

“A capela de Santa Maria Goretti possui grande relevância histórica e cultural para o município de Bento Gonçalves, motivo pelo qual em 28 de janeiro de 1996 ela foi inventariada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e também pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE)”, pontua o arquiteto.

Altar Goretti - KG Fotografias - Nina (2)

Fotos: André Pellizzari e Nina Fotografias

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *