5ª edição do Projeto Transformando Vidas encerra com baile

Desde o início das atividades, 85 adolescentes já foram beneficiados

Vestido pendurado ao lado do palco, DJ, decoração e espaço para fotos. Pais, mães, padrinhos e madrinhas ansiosos. O cenário, no Clube São Bento, estava montado para o início da realização de um sonho de 19 adolescentes de Bento Gonçalves. No andar de cima, os últimos retoques na maquiagem, o detalhe do vestido, a gravata e o sapato. Assim iniciou a noite deste sábado, 18, dia de encerramento do projeto Transformando Vidas, realizado pelo Gabinete da Primeira-Dama com apoio de entidades e empreendimentos do Município.

O momento mais especial da noite foi a valsa dançada inicialmente com padrinhos e madrinhas e, após, com familiares. Para comemorar o encerramento da cerimônia, foi realizado um brinde coletivo e jantar.

O evento foi o ápice de uma série de atividades que iniciou no mês de março. Os 22 integrantes receberam formação semanal com temas voltados ao mercado de trabalho, desde a vestimenta para uma entrevista de emprego até a inclusão no âmbito profissional, além de atividades voltadas ao bem-estar, como aulas de automaquiagem e barbearia. A novidade deste ano foi a participação de meninos.

Em seu pronunciamento a primeira-dama, Cynthia Pasin, destacou que a noite ficará marcada no coração de cada adolescente. “Esse é o encerramento de um ciclo que iniciou em março e transformou a vida destes jovens. É uma emoção poder dividir essa alegria com cada um de vocês”, enfatizou.

O prefeito Guilherme Pasin celebrou mais uma edição do projeto. “Chegamos à quinta edição de um projeto que é um marco na vida destes jovens. Uma atividade que só é possível porque conta com parceiros e com a solidariedade, tão característica dos nossos bento-gonçalvenses. Certamente é uma noite que transformou vidas”, disse.

IMG_0575 1

A iniciativa faz parte das ações em conjunto com o Programa Acessuas Trabalho, da Secretaria de Habitação e Assistência Social, que oferece capacitação, garantindo inclusão social com empregabilidade. Do total, 11 jovens já foram encaminhados ao mercado de trabalho, por meio do apoio do SENAC/ SENAI.

A adolescente Nikole Teixeira contou que o projeto foi mais que uma expectativa, foi a realização de um sonho. “O que mais me surpreendeu foi o fato de que tudo que foi planejado pela organização era feito de uma forma carinhosa, porque todas as pessoas envolvidas com o projeto queriam que a gente construísse um futuro. Não tenho palavras para descrever tudo o que representou para mim. Isso me fez querer incentivar outras pessoas a participarem e a compartilhar o que aprendi”, avaliou.

O sucesso da iniciativa deve-se também ao apoio de parceiros. Cada um dos integrantes contou com um casal de padrinhos, que auxiliaram na confecção do vestido, na compra do terno, gravata, sapato, entre outras despesas.

Pelo quinto ano consecutivo, o presidente do Sindilojas, Daniel Amadio, acredita na iniciativa. “Acho o projeto muito bom, pois o objetivo não é o glamour do baile, a promoção de uma festa, mas acima de tudo é proporcionar o melhor para estes jovens e a oportunidade de abrir portas para o mercado de trabalho. Que a iniciativa continue crescendo ano após ano”, espera Amadio.

Para a avó que criou o adolescente Ryan Ferreira de Lima, a noite foi muito especial. “Eu, como mãe, vi que até aqui cumpri bem meu papel, estou muito orgulhosa do nosso filho. Estou muito grata por proporcionarem este momento especial aos jovens. O meu muito obrigada a todos da equipe, em especial a primeira-dama Cynthia”, agradeceu e acrescentou que “o Ryan está realizado, ficou muito feliz, aprendeu muitas coisas boas, inclusive perdeu a timidez”.

Com esta edição, o projeto já beneficiou cerca de 85 adolescentes, selecionados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Foto: Divulgação/ Débora Zandonai

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *