Palestras qualificarão profissionais sobre sistemas de fachada

Encontros promovidos pela AEARV reunirão especialistas em Bento Gonçalves

Em continuidade ao cronograma de eventos e palestras de 2018, o próximo encontro promovido pela AEARV está marcado para às 18 horas do dia 9 de agosto, quando será apresentada a palestra ‘Sistemas de Fachada’ no Auditório 3 do Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário (av. Presidente Costa e Silva, 571, em Bento Gonçalves).

O evento será uma ótima oportunidade para engenheiros e arquitetos ampliarem seus conhecimentos sobre as estruturas de fachada, potencializando sua qualificação.

Nesse sentido, o painel ‘Parâmetros de projeto e avaliação de sistemas de fachada’, guiado pelo Msc. engenheiro civil Hinoel Zamis Ehrenbring, abordará tópicos como: critérios de sistemas construtivos empregados em fachadas prediais; solicitações e comportamento mecânico de sistemas aplicados em fachadas e requisitos mecânicos.

“Muitos profissionais não veem as fachadas como prioridade nos projetos de edificação, mas essa é uma parte da obra que precisa de bastante atenção. Vários elementos devem ser considerados para diminuir acidentes, como por exemplo: adicionamento de juntas, especificação de materiais e comportamento do sistema em relação a variações climáticas, ou seja, alguns sistemas de fachada necessitam de projetos específicos. Percebemos que hoje existe uma lacuna para esse segmento no mercado, então os profissionais que se especializam em fachadas têm ótimas ofertas de trabalho”, ressalta Ehrenbring.

Já o Msc. engenheiro civil Vinicius Ortolan ministrará o painel ‘Durabilidade, Manifestações Patológicas e Materiais Aplicados em Sistemas de Fachada’. “Vou apresentar um panorama sobre desempenho do sistema de fachada e questões que podem afetar sua durabilidade, realizando a previsão da vida útil e interpretando manifestações patológicas como fissuras e desplacamentos”, adianta. Em sua fala, Ortolan apresentará os temas dimensionamento de juntas (materiais aderidos e não aderidos), durabilidade de sistemas de fachada e materiais e sistemas aplicados (convencionais e inovadores).

Para associados à AEARV e à Ascon Vinhedos, o preço da inscrição é simbólico: basta doar um quilo de alimento não perecível. Para quem não integra essas entidades, a taxa é de R$ 80.

Confirmações de presença devem ser feitas pelo e-mail aearv@aearv.com.br até o dia 7 de agosto.

 SOBRE OS PALESTRANTES 

Hinoel Zamis Ehrenbring

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da mesma instituição, com ênfase em materiais. Atualmente é analista do Laboratório de Segurança Estrutural (LaSE) e pesquisador no Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil (itt Performance/Unisinos). No instituto desenvolve projetos relacionados ao desempenho estrutural de sistemas construtivos aplicados em edificações nas etapas de concepção de projeto, execução e uso definitivo. Possui experiência na área de Engenharia Civil, com foco em pesquisas relacionadas a concretos reforçados com fibras, grautes estruturais, compósitos cimentícios flexíveis, retração em matrizes a base de cimento e comportamento estrutural das edificações. Atua como consultor na elaboração de procedimentos laboratoriais, análise de materiais, análise de sistemas da construção civil, de projetos de edificações residenciais, comerciais e corporativas.

Vinicius Ortolan

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Mestrado em Engenharia Civil na mesma instituição, onde atualmente estuda Doutorado em Engenharia Civil com ênfase na área de Concreto Têxtil. Atua nas áreas de materiais; desempenho das edificações; estruturas de concreto armado; patologia das construções civis; inspeção e previsão de vida útil de estruturas de concreto armado. Atua como analista de projetos no Instituto Tecnológico de Desempenho para Construção Civil (itt Performance/ Unisinos), onde desenvolve e orienta trabalhos de certificações de sistemas e métodos construtivos inovadores. Entre outras atribuições profissionais, também é docente do curso de graduação em Engenharia Civil na Universidade Feevale.

Crédito da imagem: divulgação AEARV

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *