Agenda 20/20 discute desafios regionais no CIC-BG

A Agenda 20/20, movimento que reúne diversos segmentos da sociedade gaúcha, chega a Bento Gonçalves, na próxima terça-feira, 31 de julho, para debater os desafios regionais em busca da transformação da realidade do Rio Grande do Sul. No salão de eventos do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), às 17h30min, serão apresentadas algumas tendências globais e o panorama socioeconômico da região e do Estado, através da Sinaleira 2020. A ferramenta é utilizada para mostrar mais de 50 indicadores, os quais estão divididos nas cores vermelho, amarelo e verde, simbolizando o que deve parar, o que deve melhorar e o que deve prosseguir, respectivamente.

A partir desses dados, representantes de entidades, do setor empresarial, de universidades, do poder público, entre outros organismos devidamente credenciados, serão convidados a propor ideias a serem implementadas no Estado. A Agenda 20/20 surgiu em 2006 com o propósito de criar uma agenda estratégica a fim de traçar os rumos de desenvolvimento para serem adotados pela iniciativa privada e pelo poder público desde aquele ano até 2020. Uma das maiores conquistas do movimento foi a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, no final de 2015.

A intenção do grupo é transformar o Estado por meio de informação qualificada, de mobilização da sociedade e de ações conjuntas para o bem comum. Tudo a partir de indicadores e dados socioeconômicos e encontros com a sociedade para construção de estratégias coletivas em mais de 10 áreas, entre elas agronegócio, desenvolvimento regional, educação, gestão pública, infraestrutura, inovação e tecnologia, saúde e segurança. Além do CIC-BG, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) é parceira nesta atividade da Agenda 20/20.

Foto Humberto Busnello - Crédito Divulgação

Programação:

– Credenciamento

– Abertura

– Agenda 2020: tendências e indicadores Brasil/RS, com Humberto César Busnello, presidente do Conselho Superior da Agenda 2020

– Apresentação de indicadores regionais, com Leonardo Spindler, gestor de dados estatísticos da Agenda 2020

– Propostas para o futuro, dinâmicas de grupo, com Leandro Vignochi e Francisco Batista

Sobre a Agenda 2020

É um movimento da sociedade gaúcha que tem como objetivo tornar o Estado no melhor lugar para se viver e trabalhar. A Agenda 2020 busca transformar a realidade do Rio Grande do Sul por intermédio da mobilização de lideranças de todos os segmentos, da ação conjunta voltada para o bem comum e da informação qualificada. O primeiro passo nessa direção foi dado em março de 2006, em Porto Alegre, quando um encontro reuniu 850 voluntários, entre empresários, trabalhadores, políticos e entidades civis, representando diferentes segmentos da sociedade, na sede da FIERGS. A gestão executiva da Agenda 2020 é realizada pela Agência de Desenvolvimento Polo RS.

De lá para cá, em torno de mil voluntários vêm debatendo as necessidades para o desenvolvimento do Estado, identificando os gargalos que travam o crescimento e elaborando projetos em 11 Fóruns Temáticos. As prioridades definidas já geraram propostas detalhadas que foram entregues para os candidatos ao Executivo do Estado nas duas últimas eleições. A Agenda 2020 também faz o acompanhamento do que está sendo realizado pelo governo nas áreas definidas como prioritárias, entre elas: educação, saúde, segurança, agronegócio, cidadania e responsabilidade social, gestão pública, infraestrutura, inovação e tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento regional.

Agende-se

O que: Agenda 20/20 apresenta Desafios Regionais: Bento Gonçalves

Quando: dia 31 de julho, às 17h30min

Onde: Salão de Eventos do CIC-BG (Avelino Luiz Zat, 95 – Fenavinho)

Informações: 2105-1999

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *