Pesquisa de demanda turística mostra o perfil do turista que passa pela Capital do Vinho

Dados revelam que a maioria vem a lazer em busca das vinícolas que compõem o cenário do Município 

 Os costumes e tradições enraizados nas pessoas e até mesmo nas paisagens, não deixam dúvidas de que Bento Gonçalves atrai milhões de turistas durante todo o ano e em qualquer estação. Uma pesquisa realizada nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) identificou o perfil do turista que passa pela Capital do Vinho.

Os dados indicam que 486.372 pessoas visitaram o município no primeiro semestre deste ano. Destes, 47% são vindos de outras cidades do Rio Grande do Sul, seguido de São Paulo (16%), Santa Catarina (11%), e o restante dividido entre Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiânia, Espírito Santo, Bahia e Ceará.

Os motivos da viagem revelam que a maioria deles vem a lazer, correspondendo a 96%, e são casais sem filhos (35%), seguido de passeios em família (27%) e em amigos (20%).

As estatísticas apontam também o Vale dos Vinhedos como o roteiro mais procurado, com 124.931 visitas, na sequência vem o Caminhos de Pedra (37.520), Vale do Rio das Antas (29.958), Encantos da Eulália (10.584) e Cantinas Históricas (10.382), porém em abrangência municipal os atrativos urbanos se destacam, com 272.997 visitantes.

pipa

Os meses de maior fluxo foram durante a programação do Inverno de Sensações, de julho a setembro; Dia do Vinho, maio a junho; Retratos de Outono, de março a maio; Doce Páscoa; e Estação Vindima, de janeiro a março, respectivamente. “O período do inverno, que coincide com o recesso escolar, é considerado a alta temporada, justamente pela ótima combinação do frio e um bom vinho”, observa o secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto.

A Semtur registrou também que 37% buscaram informações sobre o Município e suas atrações no Trip Advisor, 21% já conheciam e retornaram, e 15% através de divulgação em revistas, e os demais por amigos ou em outros meios de comunicação.

Outra análise, feita de 1° a 10 de julho, mostra o que motivou a vinda desses turistas. Segundo o levantamento, 58% foram atraídos pelas inúmeras vinícolas e vinhedos que compõem o cenário de Bento. “O pórtico de entrada da cidade em forma de barril não deixa dúvida de que a bebida é um atrativo irresistível”, afirma o gestor.

Foto: Divulgação/ Semtur

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *