Clóvis de Barros Filho: o que torna uma vida bem vivida?

Palestra promovida pela CDL-BG reuniu cerca de mil pessoas no Parque de Eventos

 O que faz a vida valer a pena? Esse dilema que cerca a existência humana desde os seus primórdios foi o tema central da palestra de Clóvis de Barros Filho – que utiliza a filosofia como fio condutor de sua fala –-, promovida na noite de 19 de julho pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BG). Cerca de mil pessoas acompanharam a explanação no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Durante aproximadamente 90 minutos, o público ouviu o professor incitar importantes reflexões. A primeira delas foi mostrar que quando o indivíduo não sabe para onde ir, todos os caminhos se equivalem. Dessa análise surgiu a pergunta central: que valores da vida são tão valiosos que servem para a reflexão universal? Ou seja, o que torna uma vida bem vivida? Citando renomados filósofos, como Epicteto e Aristóteles, o palestrante despertou o poder de cada um na tomada de decisões que apontam para o sentido da existência – já que nem tudo depende do acaso. “Você não pode influenciar a metade da sua vida que lhe é alheia, mas a outra, sim. Então gaste todas as suas fichas nas coisas que dependem de você”, exalta.

Essa recomendação ganha apelo ainda mais forte a partir de outra constatação trazida à pauta por Clóvis: a vida pode ser boa nesse exato momento. “A vida é agora. O lugar certo é onde você gosta de estar”.

Palestra de Clovis de Barros Filho promovida pela CDL-BG (8) - Cópia

Por isso, aconselha o professor, já passou da hora de pararmos de colocar na conta do acaso aquilo que é de nossa responsabilidade. As escolhas que fizemos durante a vida podem ser questionadas, e compreender se elas foram boas ou não depende do que esperamos da existência. Conduzindo o público pelo caminho da reflexão, ele fez uso da filosofia para ajudar a responder o que torna uma vida bem vivida. A resposta não é simples. “A felicidade acontece em um determinado lugar e instante toda vez que você, realmente, deseja que aquele momento que está vivendo pudesse durar um pouco mais. A felicidade é uma característica da vida que acontece quando você tem uma alegria tal que anseia por compartilhar. Se você teve um momento assim, foi genuinamente feliz”, disse.

Clovis de Barros Filho (1) - Cópia

 Ação estimula reflexão e reação

A palestra de Clóvis de Barros Filho foi promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BG), em parceria com a CDL Jovem, além de patrocínio de CIC-BG e Sicredi, e apoio de O Boticário, Farmácias São José e Bento Convention Bureau. A iniciativa encampada pela entidade teve o intuito de estimular a reflexão – e, principalmente – a reação diante do atual momento social. “A recessão econômica, a concorrência, a inadimplência, o pós-crise, a retomada. Argumentos para justificar problemas em nossos negócios não faltam. E, realmente, todos eles são plausíveis. Mas adianta só justificarmos as causas? Precisamos, mais do que nunca, ter atitude para mudar esse cenário. São muitos os desafios de nosso comércio, é verdade. Nosso trabalho deve ser sempre no sentido de despertar o interesse do público, lembrando que atendimento, qualidade e preço competitivo são decisivos para a compra. Precisamos estar abertos às novidades e exercer nossa criatividade para o mercado nos enxergar como case nesse competitivo ramo. A missão é árdua, sabemos bem. Mas é proporcional ao nosso talento”, disse o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.

 Crédito das imagens: Exata Comunicação

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *