Histórias do Vale do Burati

Moradores do Vale do Burati receberam alunos do Instituto Federal, que ampliaram o conhecimento sobre os conceitos de identidade social, memória e pertencimento

Estudantes do curso Técnico em Hospedagem do Instituto Federal, campus Bento Gonçalves conviveram algumas horas com moradores do Vale do Burati, no salão da comunidade, para ampliar conhecimentos sobre os conceitos de identidade social, memória e pertencimento. A visita, realizada no último dia 2 de maio, foi decorrente do conteúdo do livro “Vale do Buratti: História e Vida”, lançado no dia 20 de janeiro deste ano. O livro, de 230 páginas, reúne depoimentos de 30 representantes das cem famílias que moram na comunidade, situada na divisa entre os municípios de Bento Gonçalves e Farroupilha. As histórias foram coletadas e organizadas pelas palavras de Nelson e Claudino Piletti e tradu – zidas pelas fotografias de Luciano André Lemos. “A característica fundamental do livro é a coletividade da obra, que registra histórias de todas as famílias da comunidade. Contribuíram pessoas que antes nunca escreveram para fins de publicação”, ressaltam os autores.

buratti ifrsbg

buratti ifrsbg-11

Utensílios antigos

No salão, entre antigos utensílios utilizados pelas famílias nas residências e no cultivo da uva, os alunos ouviram relatos de moradores que vieram ao encontro dos conceitos em estudo. Os utensílios ficam ex – postos no local como forma de valo – rização à memória da comunidade. A visita em campo ocorreu sob a co – ordenação dos professores Janine Bendonovic e Joaquim Raubes.

buratti ifrsbg-18

buratti ifrsbg-17

buratti ifrsbg-16

buratti ifrsbg-15

Os professores explicam que o curso Técnico em Hospedagem, subsequente ao Ensino Médio, objetiva formar profissionais para atuação em diferentes meios de hospedagem. Acrescentam que os estudantes são preparados para atuar em hotéis, resorts, SPAs, flats, acampamentos, cruzeiros marítimos e também para governança de ho – telaria hospitalar e eventos. “Além disso, são incentivados ainda para empreender no setor de turismo e hotelaria”, ressaltam. Segundo eles, a visita à comunidade do Burati superou as expectativas dos alunos.

buratti ifrsbg-13

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *