Escola de Gastronomia da UCS deverá ter sede em Bento

Centro de ensino em gastronomia italiana, enogastronomia e panificação, a escola tem chancela da Universidade e do Italian Culinary Institute for Foreigners

 Bento Gonçalves é conhecida pelas suas belas paisagens, pela indústria e pela produção de vinhos, por essas características recebe visitantes de todas as partes do país. Quem vem ao Município pode agregar todas as experiências e encantos com a qualidade da boa gastronomia. Em virtude disso, na última semana, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Ambrósio Luiz Bonalume e o reitor da UCS, Evaldo Antônio Kuiava, estiveram reunidos com o prefeito Guilherme Pasin para tratar sobre a vinda da Escola de Gastronomia da UCS-ICIF para o Município.

Centro de ensino em gastronomia italiana, enogastronomia e panificação, a escola tem chancela da Universidade de Caxias do Sul e do Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), renomado órgão com sede no Castelo Medieval de Costiglione d’Asti, na região de Monferrato, no norte da Itália. A Escola oferece para os profissionais da gastronomia ou pessoas que pretendem ingressar no ramo o Curso de Formação Básica de Chef de Cozinha, Cursos Temáticos, Curso de Sommelier Internacional FISAR e Workshops. Atualmente somente a cidade de Flores da Cunha abriga um centro.

O reitor da Universidade destacou a importância da vinda do projeto para Bento. “Esse é um exemplo de como é positiva a união do setor público e privado. Estaremos unindo toda expertise da área de alimentação do Vale dos Vinhedos com a qualidade e certificação da Escola de Gastronomia”, disse.

Para o presidente da FUCS, “este momento consolida o conceito de parceria com Bento e demonstra caminhos de desenvolvimento para que a serra continue sendo pioneira”, ressaltou.

Uma comissão da Universidade e da Prefeitura será formada para tratar sobre a vinda ao Município. “Este é o resultado de um trabalho que vem sendo construído há meses e será um marco em nosso Município, tornando nossa cidade roteiro obrigatório para chefs e interessados na arte de cozinhar”, comemora o prefeito Guilherme Pasin.

Também estiveram presentes o vice-reitor da UCS e sub-reitor do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI), Odacir Deonisio Graciolli e diretores, vice-prefeito Aido Bertuol, secretários de Turismo, Rodrigo Parisotto e de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin.

IMG_0665

Foto: Emanuele Nicola

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *