Madrinha da Via Orgânica, Bela Gil conhece Garibaldi  

A culinarista e apresentadora de televisão Bela Gil passou o sábado e o domingo, 5 e 6, em Garibaldi, na serra gaúcha. Madrinha da rota turística Via Orgânica, Bela conheceu de perto o trabalho dos empreendimentos e produtos que aliam o alimento à saúde, à sustentabilidade ambiental, social e cultural. Além disso, Bela conferiu os detalhes da produção de espumantes e realizou um passeio de Tim-Tim pelo centro histórico da cidade.

No sábado, Bela e a família visitaram a centenária vinícola Peterlongo, no centro de Garibaldi. Entre as pedras e as pipas da cantina, um museu conta histórias e mostra as ferramentas, instrumentos e outros aparelhos rudimentares que foram utilizados na elaboração do primeiro espumante comercializado no Brasil. Garibaldi, pelo pioneirismo e pela Rota dos Espumantes, é conhecida como a Capital Brasileira do Espumante.

????????????????????????????????????

O encontro com os empreendedores da Via Orgânica e participantes do Slow Food Primeira Colônia Italiana ocorreu no domingo, 6, no Sítio Crescer. Cada integrante da Rota apresentou seu trabalho e produtos, que fazem o resgate de antigas formas de cultivo aprimoradas pelas novas tecnologias. Atualmente, integram a Rota: Cooperativa Vinícola Garibaldi; Econatura; Família Boroto; Família Mariani, Fit UP; Sabor Ecológico; Sítio Crescer; Sítio do Celo; e Valle Rustico. O almoço ocorreu no restaurante associado ao Slow Food e integrante da Estrada do Sabor, Osteria della Colombina.

Acostumada aos grandes centros urbanos, Bela gostou muito de Garibaldi. “A cidade é linda, aconchegante e as pessoas foram muito receptivas”, disse, sorrindo. Questionada sobre a importância de projetos como a Via Orgânica, a apresentadora resumiu dizendo que “os produtos orgânicos são o futuro da humanidade” e que “não há valorização do alimento sem valorização da terra”. Para finalizar, Bela alerta que o consumidor precisa entender o produtor local e o investimento que é necessário para que se produzam alimentos com mais qualidade e que respeitem o meio ambiente.

Bela Gil participa de encontro com a Via Orgânica em Garibaldi, RS. Créditos Aureo Salvi (2)

Em seu Instagram, Bela compartilhou diversos momentos da família em Garibaldi. Em um deles, escreveu que se sentia “honrada em ser madrinha desse maravilhoso projeto”, se referindo à Via Orgânica. Atualmente, no comando do programa Bela Cozinha no canal pago GNT, além de seu próprio canal no Youtube, Bela defende uma alimentação consciente e saudável. Também é autora dos livros Bela Cozinha – As Receitas e Bela Cozinha 2, que trazem receitas, informações sobre os ingredientes e dicas de estilo de vida que beneficiam a saúde do corpo e do meio ambiente.

O secretário de Turismo e Cultura de Garibaldi, Paulo Salvi, reforça que a Secretaria trabalhou mais de dois anos para viabilizar a visita de Bela. “Desde que a convidamos para ser madrinha da Via Orgânica, tentamos trazê-la pessoalmente. Nessa ocasião, aproveitamos uma visita ao Estado e conciliamos com os atrativos de Garibaldi”, explica. A vinda de Bela Gil contou também com o apoio do Hotel e Hostaria Casacurta e do Sebrae/RS.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *