Valle Rustico recebe primeira edição do “Porcadeiros”

Aliar qualidade ao paladar e consciência é um dos principais movimentos que está acontecendo atualmente na gastronomia. Aconteceu neste sábado, 28, a primeira edição do evento “Porcadeiros” no Rio Grande do Sul. O evento, sediado pelo restaurante Valle Rustico, reuniu chef’s renomados no preparo de pratos que tiveram como ingrediente principal a carne suína.

porcadeiros1

 

Evento busca resgatar tradição do tropeirismo (Foto: Júlia de Freitas)

A ideia do encontro nasceu no ano passado, entre amigos chef’s que se uniram com o objetivo de relembrar a trajetória dos porcos tropeiros. Uma das idealizadoras e anfitriã das duas primeiras edições, a chef Rosane Radecki, explica que o evento surgiu da necessidade de resgatar a história e a tradição desse movimento. “A gente ouve falar de troperias de gado e de mula e dos porcos não, mas esse tropeirismo foi muito comum e importante para a economia do Sul”.

A chef afirma que o evento não é apenas trabalho, mas sim um grande encontro de amigos. “Os porcadeiros são uma tropa, a gente nunca tá sozinho, é sempre um grupo de amigos, não apenas chef’s mas o pessoal de apoio, da panificação, cervejeiros, que se unem para cozinhar junto e confraternizar”. As duas primeiras edições aconteceram na cidade de Rosane – em Palmeira, no Paraná.

Rosane também faz parte do projeto da Universidade Federal do Paraná (UFPR), “Porco Moura”, que tem como objetivo resgatar a importância histórica do manejo dos porcos de raça moura, espécie trazida pelos espanhois na época da colonização europeia e hoje considerados nativos da região Sul do Brasil.

Procura pelo bom, limpo e justo

Antes de chegar ao prato, a comida tem história. Hoje, as pessoas têm buscado cada vez mais o consumo alimentos saudáveis, de origem conhecida e de impacto socioambiental positivo. É isso que o chef do Valle Rustico, Rodrigo Bellora, afirma. “As pessoas tem pensado cada vez mais sobre alimentação, buscando alternativas também como vegetarianismo, veganismo. Mas acredito que o caminho é um consumo consciente. Aqui, a gente consome o animal inteiro, sabendo o valor de cada parte do animal”, diz.

Rosane concorda com o colega. “As pessoas buscam sustentabilidade, respeito à natureza, ao animal, mais qualidade na comida e consequentemente, qualidade de vida”, ressalta.

A aniversariante Taline Dulios escolheu o evento para comemorar sua data especial junto do marido, Amilton, e elogiou a iniciativa. “Essa pegada da gastronomia mais saudável demorou pra chegar aqui, e ainda bem que as pessoas estão acordando, eu incentivo bastante”, comenta.

porcadeiros3

Taline acredita ser fundamental conhecer a origem da comida (Foto: Júlia de Freitas)

Entre os chefs participantes do evento estão Marcos Livi, Carlos Kristensen, Pedro Matos, Giordano Tarso, Marco Colau, Eva dos Santos, Israel Prochmann e Tiago Misturini, preparando pratos como costelinha ao molho barbecue assado no menarosto, matambrito e porco inteiro com acompanhamento.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *