Estudante, de 10 anos, assina livro infanto-juvenil do gênero conto de fadas

Perfume de Rainha

Por Natália Zucchi

A estudante Manuela Baú Ribeiro, de 10 anos, em março deste ano publicou seu primeiro livro infanto- -juvenil “Perfume de Rainha”, dentro do gênero literário conto de fadas. O imaginário da menina leva o leitor à história de duas garotas muito espertinhas escolhidas para desvendar um grande mistério envolvendo perfume, rainha, princesa, bruxa e duendes, em um reino paralelo ao que vivem. É uma aventura cercada de emoções e diversão, destinada principalmente a crianças e pré-adolescentes, relatada em 52 páginas e dez capítulos.

Primeiro livro publicado por Manuela é um conto de fadas de aventura e diversão

A jovem escritora é aluna do quinto ano do ensino fundamental do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Bento Gonçalves. Com o apoio e incentivo financeiro dos pais, Jaqueline Baú Ribeiro, 44 anos, e Luis Manoel Ribeiro, 48 anos, serão impressos 500 exemplares do livro, com lançamento previsto para este mês de abril, no Colégio Sagrado, em data a ser definida. Após o lançamento, poderá ser adquirido porR$ 20 em livrarias do município.

Manuela começou a escrever o conto de fadas no primeiro semestre do ano passado, intercalando a atividade com os estudos e provas escolares, finalizando o conteúdo em janeiro deste ano. Mas a vontade e a criatividade de Manuela é tanta que a garota já iniciou a escrita dos capítulos do próximo livro, intitulado “Efeito Cintilante”.

Experiência literária

A mãe conta que, desde muito pequena, Manuela gostou de ouvir historinhas contadas por ela ou pelas professoras na escola. “Ela passou a recontá-las, de sua maneira, sempre com muita criatividade”, orgulha-se Jaqueline. Ela salienta que toda a criança deve ser estimulada à leitura e atividades culturais durante os primeiros anos da infância para, no futuro, ter habilidade na escrita. ”Alguns estímulos como ouvir música, atividades de colorir, jogos educativos, quebra-cabeça, além de muita contação de histórias, despertam a curiosidade e a imaginação”, observa.

Manuela2

Mesmo muito jovem, Manuela possui uma vasta experiência literária, passeando por vários gêneros narrativos e formatos, lendo revistas, gibis e livros. ”Curto demais a coleção Kylie Jean, de Marci Peschke”,afirma a estudante. Sua lista de autores preferidos é extensa, entre eles nomes como os brasileiros Ruth Rocha, Jonas Ribeiro, Clarice Lispector, Monteiro Lobato e Ana Maria Machado. Na literatura infantil internacional, Rosie Banks, Cindy Jefferies e Rachel Renée Russell. Além de escritora, a Manuela é artesã, escoteira, jogadora de vôlei e estuda teatro e inglês.

“Ajudar as pessoas”

Com tantos sonhos, Manuela pretende continuar escrevendo, espalhando suas histórias e ideias através de futuros livros. “Se por algum motivo isso não acontecer e eu não seguir carreira de escritora, gostaria muito de ser médica e, com o meu aprendizado, ajudar as pessoas que precisam e não dispõem de recursos financeiros. Mas a escrita sempre fará parte de minha vida, mesmo que em pequenos bilhetes”, declara a jovem escritora. “Esperamos que ela seja muito feliz, que construa seu futuro e realize seus sonhos com base em nossos ensinamentos. Que seja sempre humilde, ética, gentil e,principalmente, muito corajosa para assumir todas as suas decisões e desafios na vida”, destaca o pai Luis Manoel.

Potencial crítico e criativo

Manuela estará presente no projeto Oficina Literária com sessões de Contação de Histórias promovido pela Biblioteca Pública Castro Alves. O evento ocorre durante o mês de abril, com encontros na segunda ou sexta-feira, com turmas do ensino fundamental de escolas públicas de Bento Gonçalves. O projeto proporciona à criança despertar e explorar sua imaginação, desenvolver seu potencial criativo e crítico. Manuela também participou do 1º Sarau Literário da Biblioteca Pública Castro Alves, ocorrido no último dia 23 de março. O evento reuniu músicos e escritores locais para celebrar a troca da estação.

IMG-20180409-WA0022

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *