Corsan garante término da ETE do Barracão até metade de 2018

20228356_1238148092980508_6877993750949370552_nAs propostas para o edital para a retomada das obras de término da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Barracão, publicado no último dia 19 de julho, serão abertas no próximo dia 22 de agosto. A informação, do Diretor de Expansão da Corsan, Marcos Vinicius Caberlon, foi repassada na manhã de hoje (21) ao prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin e a Secretários Municipais.

Segundo Caberlon, após o término da fase do edital a empresa vencedora terá o prazo de 270 dias para fazer a estação em aço inox e não mais em concreto armado. Caberlon ressalta que essa será a primeira ETE construída pela Corsan em aço inox. Acrescenta que a troca do concreto para o aço pré-moldado gera economia de tempo. Após a conclusão dessa estrutura serão mais 330 dias de operação assistida para a entrada em definitivo do funcionamento da ETE Barracão que marcará o início do tratamento do esgoto gerado pela cidade.

Também serão construídas pela Corsan em Bento Gonçalves as ETES do Burati e do Vale dos Vinhedos. Para o do Burati já foi expedido o Licenciamento Ambiental. As obras da ETE do Barracão iniciaram em setembro de 2011. No segundo semestre do ano passado, foram interrompidas pela terceira vez. Pelo Estatuto das Cidades as empresas que exploram o serviço de água também têm que tratar o esgoto urbano. No caso de Bento Gonçalves foi renovado o contrato com a Corsan mediante o compromisso da construção das ETES Barracão, Burati e Vinhedos. Atualmente, quase 100% do esgoto de Bento Gonçalves é lançado in natura nos mananciais da Bacia do Burati.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *