Panda Restaurante e Casa de Chás: Cozinha chinesa com assessoria de quem entende do assunto

Por Natália Zucchi

interior panda restauranteHá um ano e meio em Bento Gonçalves, o Panda Restaurante e Casa de Chás vem propondo mais saúde através da culinária e da cultura chinesa. O negócio familiar foi idealizado pela empreendedora Luiza Larentis e pela esposa de seu filho Bruno Vitório, a chinesa Danxia Lu Larentis. Bruno conheceu Danxia em um intercâmbio. Eles estão residindo há pouco mais de dois anos em Bento Gonçalves e, através do Panda, Danxia está enraizando a cultura alimentar de seu país no bairro Cidade Alta. O Panda, desde o último mês de março, está localizado na rua Visconde de São Gabriel, nº 133.

Danxia PandaDanxia é natural de Guangzhou de onde importou louças e artigos para o restaurante. Também é de lá que ela importa chás e diversas ervas, cultivadas por seu pai. Tanto é que o molho shoyu possui sabor único, por ser feito no local com receita chinesa e produtos importados.

O estabelecimento promete estar em constante atualização, já que Danxia viaja para a China com frequência e, sempre que volta, traz novas receitas e produtos para o Panda. Mesmo não atuando diretamente na cozinha, ela traz orientações e dicas para deixar os pratos e bebidas com um toque especial e original.

Porções bem servidas

Luiza e Ana panda“As porções são bem servidas, por um preço justo”, destaca Luiza. Ela e a chef Ana Maria Borges da Silva atuam na elaboração dos pratos e chás, dentro dos padrões chineses. As receitas dão água na boca e resultam em pratos muito procurados pelos clientes. Entre eles, combos com sopas, massa e arroz oriental, servidos com frango ou alcatra e também nas versões vegetarianas. Também fazem sucesso a massa rosa com camarão e pasteis chineses, de carnes ou vegetarianos. Há ainda o pão chinês assado no vapor e o arroz assado nas folhas de bambu.

pandaLuiza adianta que outros pratos com peixes estão sendo incrementados e, em breve, estarão disponíveis ao público. Os chás também são diversos. Entre eles, chá de rosas, chá de jasmim, chá Pu Er, chá preto, chá verde, chá branco, chá de crisântemo, chá Oolong e o chá gelado de ervas, servido em lata. Na gastronomia chinesa, os pratos são acompanhados de chás da preferência do cliente. Luiza salienta que a água morna, aliada aos efeitos dos componentes dos chás, ajuda na digestão e faz uma limpeza interna, eliminando as gorduras residuais dos alimentos.

panda chasO restaurante ainda serve sobremesas comuns a ambos os países, como o pudim, que também é prato elaborado na China. Além do Mooncake, doce feito em forma de lua, através de uma massa branca recheada com geleias ou com o feijão doce, iguaria chinesa. “Mesmo que a cultura chinesa use de bastante pimenta, nós cuidamos quanto a utilização desse tempero. Servimos pessoas no dia a dia, durante a semana, em horário comercial. Temos essa preocupação, para que as pessoas saiam bem daqui, sem se sentir pesadas por causa da pimenta. Mas, para quem gosta, há molhos de pimenta acompanhando os pratos”, explica.

panda3restaurante pandaO Panda Restaurante e Casa de Chás abre de terça-feira a sábado, das 10 horas às 14 horas, com capacidade para 30 pessoas. O empreendimento também está aberto para eventos em qualquer horário, mediante reserva. Mais informações pelo fone (54) 3055-0481.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *