Nerd Land: Cultura Nerd e pop na capital do Vinho

Reportagem: Natália Zucchi
Edição: Kátia Bortolini

Culturas nerd e pop em Bento

unnamed (3)Cerca de 500 pessoas, a maioria jovens, interagiram com as culturas nerd e pop através de bate-papos com convidados, competições de videogame, jogos de cartas e tabuleiro. Esses, entre outros atrativos, fizeram parte da 2ª edição do NerdLand, ocorrida no dia 3 de junho deste ano no anfiteatro e no ginásio de esportes da UCS- -CARVI. Um protótipo do R2-D2, robô personagem clássico do universo Star Wars, circulou nos espaços do evento, mexendo com emoções. Os bate-papos giraram em torno de literatura, histórias em quadrinhos, ilustrações, mangás, cinema e séries televisivas. Em um estande foi apresentada a escola de Quadribol, atividade criada no mundo fictício dos livros e filmes de Harry Potter. Para entreter as crianças, guerra de cotonetes.

unnamed (1)Entre os convidados, os escritores Affonso Solano, do Rio de Janeiro e o norte-americano Christopher Kastensmidt, hoje radicado em Porto Alegre. Os convidados desenhistas Douglas Dias e Emmy Dala Senta expuseram e comercializaram obras. A convidada Luiza Aiolfi, acadêmica do curso de Jogos Digitais, participou do bate-papo sobre criação e desenvolvimento de games com Kastensmidt e com o músico-compositor Nickolas Ramires Jaques, que também apresentou trilhas sonoras de jogos no piano. Outro convidado, o jovem unnamed (2)escritor Lucas de Lucca, participou do bate-papo com Kastensmidt e Solano. Também participou como convidada a dubladora Fernanda Bullara.

unnamedO NerdLand é organizado pelo professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Rafael Ramires Jaques. Ele ressalta que organiza o evento para acessar as culturas nerd e pop aos jovens do interior, bem como para valorizar os produtores culturais da região.

Protótipo do R2-D2 Star Wars ganhou destaque

Não precisa ser fã de Star Wars para se encantar com o Protótipo do R2-D2, robô personagem clássico do universo Star Wars. Medindo cerca de um metro de altura, o protótipo anda, fala e tem suas luzes coloridas e piscantes. A atração ganhou o público do NerdLand e rendeu boas fotos para os participantes, que puderam interagir com o robô durante o evento, no ginásio de esportes.

A criação é do analista de sistemas Airton Nora, de Caxias do Sul, que pela segunda vez constrói o protótipo do R2-D2. Nora conta que o primeiro protótipo foi criado para presentear a filha Gabriela em seu aniversário de 15 anos. Anos depois, ele construiu o novo protótipo em tamanho bem mais próximo ao original. O personagem foi confeccionado com materiais recicláveis, como ferro, papel, plástico e alumínio, além de ter algumas de suas peças aproveitadas do modelo anterior. “O R2-D2 é meu hobby”, afirma Nora.

O profissional demorou cerca de dois meses para concluir o personagem. Para dar vida ao robô, ele desenvolveu um aplicativo para celular como uma plataforma de comunicação com o protótipo. A partir do sistema, os movimentos do R2-D2 podem ser controlados de forma inteligente e ágil.

Airton Nora é membro do Posto Avançado Kashyyyias de Caxias do Sul, integrava o antigo Conselho Jedi do Rio Grande do Sul (CJRS), criado em 2002, reunindo fãs de Star Wars. O Posto Avançado Kashyyyias surgiu em 2005, em Caxias do Sul, com nome em homenagem ao planeta natal do personagem Chewbacca (KASHYYYK). Seus membros estiveram presentes no NerdLand para apresentar o histórico do universo Star Wars, desde a sua criação com os quadrinhos desenvolvidos pela Marvel na década de 70, até as novas produções cinematográficas que estão sendo gravadas. O grupo também participou de um bate-papo sobre o futuro do universo Star Wars e discutiu as diferenças nas histórias criadas dentro desse contexto.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *