Lançamento do livro “A Viagem de Anna Rech” ocorre no dia 22

O livro “A Viagem de Anna Rech” da autoria do pnoticiaFoto_5889_18123rofessor Salvatore Liotta será lançado no próxima quarta-feira, 22 de março, a partir das 19h30min na Fundação Casa das Artes. Na ocasião, junto ao autor estará presente também a comitiva de Padavena, da Itália, para Sessão de Autógrafos.

O livro conta a história da chegada dos imigrantes italianos, há 140 anos, focando a mulher Anna Rech, que se estabeleceu em Caxias do Sul. A obra, que foi escrita em Italiano num primeiro momento, foi traduzida para o Português.

A produção conta com apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal do Turismo, da Associação Amigos de Ana Rech (SAMAR), do Comitato Veneto do Estado do Rio Grande do Sul (COMVERS) e da Associazione Bellunesi nel Mondo (ABM) – Belluno.

Histórico de Anna Rech

Anna Maria Pauletti Rech partiu do município de Pedavena, ao norte da Itália, para o Brasil no dia 12 de outubro de 1876, em uma viagem que durou quatro meses. Na época, aos 48 anos de idade, já viúva e mãe de oito filhos, não lhe restava outra opção, devido à mísera realidade em que se encontrava sua pátria de origem. Foi em abril de 1877 que Anna Rech fixou moradia no lote 104 do Travessão Leopoldina, na Colônia de Caxias. Anna Rech faleceu em 16 de maio de 1916.

A cidade de Pedavena, cidade natal de Anna Rech, tornou-se cidade co-irmã de Caxias do Sul através de um gemelaggio (acordo). Este prevê ações de cooperação econômica e cultural entre as duas cidades.

Fundada em 26 de setembro de 1927, Ana Rech é hoje uma das quatro regiões administrativas de Caxias do Sul. Encontra-se a 12 km da sede administrativa municipal e destaca-se por ser uma localidade que ainda mantém os hábitos coloniais.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *