Liga de Combate ao Câncer conscientiza comunidade sobre prevenção de DST

DSC_0492A Liga de Combate ao Câncer promoveu ações de conscientização para a população de Bento Gonçalves sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis(DSTs), no último sábado, dia 11. A Liga recebeu o apoio do 6º Batalhão de Comunicação de Bento Gonçalves e dos atletas do time de rugby Snakes. Os voluntários abordaram pedestres e veículos em oito pontos específicos da cidade, repassando orientações e material informativo para conscientizar a população a adotar hábitos saudáveis, especialmente no período carnavalesco.

unnamed (1)A ação ocorreu durante toda a manhã na Via Del Vino; na esquina das ruas 13 de maio com Salgado Filho e com a Saldanha Marinho; da rua Antonio Guindani com a General Gomes Carneiro; da Ramiro Barcelos com a Júlio de Castilhos; da Saldanha Marinho com a Marechal Deodoro; da Saldanha Marinho com a Marechal Floriano e da Avenida São Roque com a Celeste Agostin.

“Estamos trabalhando para transmitir a mensagem de que, mesmo em meio a um momento de alegria e descontração como é o Carnaval, a saúde deve estar em primeiro lugar. A festa será ainda melhor se for aproveitada de forma responsável, sem consequências prejudiciais e até mesmo irreversíveis para a saúde”, destaca a presidente da Liga, Maria Lúcia Gava Severa.

unnamedUm dos focos da ação foi o alerta contra o HPV (papilomavírus humano), que pode evoluir para um câncer. De acordo com o Inca, pelo menos 13 tipos de HPV são considerados oncogênicos, apresentando maior risco ou probabilidade de provocar infecções persistentes e de estarem associados a lesões precursoras. Ainda conforme a instituição, entre os HPVs de alto risco oncogênico, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero, por exemplo. O alerta envolve, ainda, o perigo de que o HPV cause câncer de vagina, vulva, ânus, pênis, boca e orofaringe.

Os interessados em informações complementares podem contatar a Liga de Combate ao Câncer pelo fone (54) 3451-4233, em Bento Gonçalves.

1 responder

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *