Com mais de 18 mil pessoas e recorde de público no Filó, La Prima Vendemmia encerra edição histórica de 30 anos
Realizada em dois finais de semana, entre 30 de janeiro e 8 de fevereiro, a 15ª La Prima Vendemmia encerrou neste domingo, em Nova Roma do Sul, na Serra Gaúcha. O evento reuniu mais de 18 mil visitantes ao longo da programação, consolidando sua relevância ao marcar oficialmente a abertura do calendário de celebrações da colheita da uva na região.
Sucesso de público e impacto regional
Concentrada no Complexo Municipal de Esporte e Lazer, a La Prima Vendemmia reuniu atrações culturais, shows musicais, jogos coloniais, passeios turísticos e uma feira com dezenas de expositores. Seguindo o compromisso de democratização do acesso, todas as atrações culturais e shows foram oferecidos gratuitamente aos visitantes.
Tiago Pasa, presidente da 15ª La Prima Vendemmia, destacou os avanços em sua fala: “A Festa teve grande participação da comunidade e de visitantes de vários locais do estado e do Brasil, que vieram nos prestigiar, provar da nossa gastronomia e conhecer nossas belezas naturais. A Festa preserva a essência cultural do interior da Serra Gaúcha”, afirmou.
Experiências imersivas: o triunfo do Filó e do turismo
Entre os momentos mais emblemáticos desta edição esteve o Filó, encenado aos sábados e protagonizado pela comunidade local em parceria com o Grupo Miseri Coloni. O espetáculo reuniu mais de 5 mil visitantes nas duas noites, que presenciaram, de forma sensível e coletiva, passagens da formação cultural de Nova Roma do Sul, reafirmando o Filó como uma das expressões mais simbólicas do evento.
Os passeios turísticos pelo interior do município, considerados um dos grandes diferenciais da La Prima Vendemmia, também registraram forte procura. Ao todo, mais de 1 mil pessoas participaram dos roteiros que partiram dos pavilhões da festa e apresentaram ao público propriedades rurais, paisagens e experiências ligadas à colheita. O envolvimento direto das famílias e empreendedores do interior foi novamente apontado como um dos pilares do sucesso da programação.
Reconhecimento e legado: a força da comunidade e das parcerias
A 15ª La Prima Vendemmia contou com a atuação constante do trio de soberanas, formado pela rainha Luana Pasuch e pelas princesas Juliana Magnaguagno e Letícia Turchetto Zatti, que representaram o município ao longo de toda a agenda e nas ações de divulgação. O encerramento, ocorrido neste domingo (08/02), marcou o fechamento de uma edição dedicada à valorização da colheita, da cultura e da identidade local.
O prefeito Roberto Panazzolo deu destaque ao reconhecimento de quem trabalhou nos bastidores: “Nosso especial agradecimento a todos os expositores, aos parceiros que apoiaram e patrocinaram, a toda a nossa equipe de serviços, à nossa comunidade que fez a Festa acontecer e ao nosso trio de soberanas, que tão bem nos representaram”. A Banda Brilha Som, liderada por Alessandro Turra, animou os visitantes no palco principal, sendo seguida pelo DJ Lilo Lorandi para o fechamento.
A 15ª edição da La Prima Vendemmia foi apresentada pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura; realizada pela Prefeitura Municipal de Nova Roma do Sul e Associação dos Estudantes Universitários de Nova Roma do Sul, com recursos da Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais e financiamento Pró Cultura RS. O patrocínio foi de Ceran, Enercan, Sicredi, Concresul, Cresol, Vêneto Transportes, Sicoob, Casa Corba e Pincéis Roma. O evento contou com o apoio de Deliz Eventos, Emater/RS, Associação Amigos de Nova Roma e Unifique, com produção cultural da Atuaserra.
Foto: Juliane Tonin