Sobre o Integração

INTEGRAÇÃO: TRAJETÓRIA DE 15 ANOS MARCADA POR INOVAÇÕES NA FORMA DE CIRCULAR E DE REPORTAR FATOS E EXPERIÊNCIAS

dsc00641

Em 20 de junho de 2001 surgia uma nova proposta de jornalismo para Bento Gonçalves e região. Uma proposta que levaria às comunidades rurais da Serra Gaúcha informações de seu interesse, de forma gratuita. Com tiragem de dois mil exemplares, periodicidade mensal e distribuição gratuita inicia o Jornal de Pinto Bandeira, circulando em Pinto Bandeira, São Pedro e em alguns estabelecimentos comerciais de Bento Gonçalves.

primeira_capa_integracaoEm 2003, diante da boa aceitação da proposta junto aos produtores rurais foi ampliada a circulação para os municípios de Santa Tereza e Monte Belo do Sul e para outros distritos de Bento Gonçalves (Vale dos Vinhedos, Tuiuty e Faria Lemos), com acréscimo da tiragem para quatro mil exemplares e mudança de nome: o Jornal de Pinto Bandeira vira Jornal Integração da Serra. Em curto espaço de tempo, a circulação gratuita foi estendida para a sede de Bento Gonçalves, com acréscimo de tiragem para oito mil exemplares. A partir dessas mudanças, o Jornal Integração da Serra começa a se firmar como um dos principais veículos de comunicação da região de Bento Gonçalves.

Em 2006, o Integração, que foi o primeiro veículo a circular de forma gratuita na região, novamente inovou no cenário jornalístico de Bento Gonçalves, criando um site com postagem da versão do impresso para leitura online.

imagem-3-capa-ilustradaEm 2008, o Integração aprimora sua linha editorial com a introdução das entrevistas de sobrecapa com artistas, empreendedores, empresários, educadores, profissionais liberais, promotores, políticos, voluntários, presidentes de entidades, de ongs e de feiras, ilustradas pelo cartunista Ernani Cousandier.

Em 2009, o jornal começa a ser impresso em papel brithe, mudança que aumentou a qualidade do produto na apresentação do conteúdo editorial e dos anúncios.

A editoria, pautada em conteúdos menos perecíveis, como matérias de fundo e de perfis, reportagens investigativas e artigos, e a impressão, em papel brithe, consolidou o Integração como um veículo com leituras interessantes e qualidade gráfica.

Em 2010, a versão online do jornal começa a ser enviada para mais de 20 mil endereços eletrônicos.

Em 2013, é criado o Caderno Mosaico, de oito páginas, voltado ao acréscimo da valorização da arte, da cultura e da educação na região de Bento Gonçalves.

Atualmente, a estimativa de abrangência de cada edição mensal do Jornal Integração da Serra é de mais de 100 mil leitores, entre os oito mil exemplares impressos e a versão online.

Também presente na web, através do facebook e de outros aplicativos, a Empresa Jornalística Integração da Serra divulga notícias em tempo real seguindo a mesma linha editorial do impresso mensal, de valorização do ser, da arte, da cultura, do lado positivo da vida.

A Empresa Jornalística Integração da Serra comemorou seus 15 anos na noite de 19 de outubro de 2016, no Grande Hotel Dall Onder, com uma certeza: os impressos com conteúdo de qualidade não vão desaparecer com o advento da web, como o rádio não desapareceu com o surgimento da televisão.