LEITO DE ISOLAMENTO

Oito leitos de isolamento são entregues junto à UPA

Neste sábado (04), foi realizada a entrega da primeira fase dos leitos de isolamento junto à UPA, bairro Botafogo. A ação integra o planejamento contra o Coronavírus (Covid-19) e visa criar espaços para receber pacientes diagnosticados com a doença. A obra foi realizada através de uma parceria entre a Prefeitura de Bento Gonçalves e sociedade Civil representada pelo Centro da Indústria e Comércio (CIC-BG), e ASCON Vinhedos, várias entidades e voluntários.
O Prefeito Guilherme Pasin, Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, adjunto Gilberto Junior, Diretora adjunta do IPURB, Melissa Bertoletti Gauer, Coordenadores Médicos da UPA, Rafael Massutti, Amauri Vargas, Presidente da Ascon Vinhedos, Milton Milan e Presidente do CIC, Rogerio Capoani estiveram vistoriando o local.

 

Conforme o Coordenador Rafael, o espaço conta com oito leitos isolados, com ventiladores, equipamentos para infusão de medicamentos, entre outros. “Este é um espaço importante para UPA, pois, teremos suspeitos e confirmados separados com qualidade, e suporte para manutenção de vida. Isto possibilita que tenhamos uma área da UPA isolada dos outros pacientes, deixando um espaço livre de contaminação e o espaço para o Covid-19”, destaca.

 

Responsável pela obra, Milton Milan destacou que o trabalho foi feito em tempo recorde. “A necessidade de mais este espaço surgiu há dez dias, e conseguimos construir com toda estrutura necessária”.

 

Ao mesmo tempo, uma reorganização interna da UPA foi executada. “Este espaço será um diferencial para nossa cidade. Com os oito leitos de isolamento, já conseguiremos atender pacientes desafogando o Hospital Tacchini, que hoje já está com a estrutura cheia. Hoje contamos com 20 leitos de UTI, mais 10 que serão entregues pelo hospital. E a UPA conta com 06 leitos de isolamento e essa estrutura a mais certamente salvará vidas amanhã”, destacou o Secretário de Saúde.

 

A preocupação se acentua porque a média da população idosa da Capital do Vinho é de 12,5%. No local também está sendo construída uma rampa e escadaria metálica para o acesso dos pacientes, sem que haja contato com outros pacientes. A zona de isolamento está sendo construída junto à UPA, na estrutura do Complexo Hospitalar de Saúde e conta com investimentos captados pelas entidades de classe, iniciativa privada e da Prefeitura. Além de doações levantadas pela Associação Médica de Bento Gonçalves e voluntários.

 

“Na próxima semana será apresentada a segunda fase deste projeto para enfrentar de vez a questão do Coronavírus em Bento Gonçalves. Estes oito leitos já representam a conclusão de uma obra realizada há muitas mãos, com voluntários, poder público, sociedade civil e empresários. Esperamos não precisar utilizar toda estrutura, mas estaremos preparados”, disse o Prefeito Guilherme Pasin pedindo aplauso para todos.

 

Desde de janeiro, a Administração Municipal monitora a situação do novo Coronavírus na cidade. Foi criado o Comitê Municipal de Atenção à doença, que reúne Secretarias de Saúde, Educação, Vigilância Epidemiológica, Hospital Tacchini, Associação Médica de Bento Gonçalves e Unimed, que diariamente encaminham informações, com transparência, para população.

Foto: Emanuele Nicola  

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *